Geral
|
19 de janeiro de 2024
|
19:35

Prefeitura de Porto Alegre solicita à Aneel fiscalização urgente na CEEE Equatorial

Por
Sul 21
[email protected]
48 horas após tempestade, diversos bairros ainda sofrem com árvores e postes caídos pelas vias, além da falta de água e luz. Foto: Luiza Castro/Sul21
48 horas após tempestade, diversos bairros ainda sofrem com árvores e postes caídos pelas vias, além da falta de água e luz. Foto: Luiza Castro/Sul21

Em representação protocolada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Porto Alegre solicita que o órgão abra uma fiscalização urgente nas atividades da CEEE Equatorial. A decisão ocorre diante de um cenário de crise, em que parte da população da Capital está sem energia desde a noite do dia 16 de janeiro, após um temporal ter atingido a cidade. Desde então, a falta de luz também prejudica os serviços de produção e distribuição de água por parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Leia mais:
Oposição e governo se unem para criar CPI da CEEE Equatorial em Porto Alegre
Falta de luz: problemas da CEEE Equatorial motivam proposta de CPI na Assembleia
Prefeito de Porto Alegre não consegue contato com a CEEE Equatorial e faz apelo no Twitter 
Após investigar mortes de trabalhadores da CEEE Equatorial, MPT aponta ‘precarização deliberada’

No documento assinado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e entregue para a Superintendência de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel, o Executivo solicita que a agência verifique “as causas da falha no restabelecimento tempestivo do fornecimento de energia elétrica e a ausência de um plano de contingência efetivo” por parte da CEEE Equatorial.

Além disso, pede que sejam adotadas “medidas cabíveis para responsabilização da empresa”, em razão da “gravidade das consequências para a população”. Por fim, a gestão municipal requer que a Aneel determine que a CEEE Equatorial implemente um “plano de contingência robusto e eficaz, visando prevenir e minimizar impactos em eventos futuros” semelhantes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora