Geral
|
26 de novembro de 2023
|
12:36

Justiça nega recurso da Prefeitura para retomar funcionamento do CMDUA

Por
Sul 21
[email protected]
Última eleição de conselheiros do CMDUA ocorreu em 2018. Foto: Eduardo Beleske/PMPA
Última eleição de conselheiros do CMDUA ocorreu em 2018. Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Uma decisão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul, desta quinta-feira (23), nega o efeito suspensivo solicitado pela Prefeitura de Porto Alegre para reaver a suspensão do funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) até que haja novas eleições. No final de outubro, o mesmo tribunal determinou a suspensão do funcionamento do órgão e a realização do pleito em até 90 dias.

A decisão, em caráter liminar, atende a uma ação popular movida contra a Prefeitura de Porto Alegre por ter prorrogado sucessivamente os mandatos dos atuais conselheiros, que deveriam ter terminado em 2020. O problema apontado pelos autores da ação é que novas e sucessivas prorrogações de mandato ocorreram, já sob o governo do prefeito Sebastião Melo (MDB), em 2021 e, mais recentemente, em dezembro de 2022, esticando até o dia 31 de dezembro de 2023.

Leia também: Justiça suspende funcionamento do CMDUA e determina eleição de novos conselheiros

O novo despacho segue a mesma linha de argumentação do anterior, ponderando que a primeira prorrogação ocorreu em julho de 2020, no contexto dos primeiros meses da pandemia da covid-19, devido à inviabilidade de se realizar o processo eleitoral naquelas circunstâncias. Os mandados dos conselheiros foram então estendidos até 31 de dezembro de 2020.

Em 10 de novembro, a Prefeitura divulgou as eleições que devem escolher os oito representantes das Regiões de Planejamento (RP) e cinco representantes de entidades de classe relacionadas ao tema do planejamento urbano que irão formar o CMDUA. As inscrições para representação social poderão ser feitas até 30 de novembro.

Os candidatos precisando comprovar idade mínima de 18 anos, residência na respectiva Região de Gestão de Planejamento e que não exercem cargo em comissão na Prefeitura, cargo eletivo municipal ou de representação em outro conselho municipal. As eleições acontecerão de forma presencial entre 9 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, conforme calendário a ser divulgado no edital para cada RP.

No caso das eleições para entidades, ocorrerão no dia 8 de fevereiro de 2024, das 14h às 17h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas no site prefeitura.poa.br/cmdua. As entidades eleitas indicarão um conselheiro titular, um primeiro suplente e um segundo suplente.

Leia também: Prefeitura convoca eleições para o CMDUA no encerramento de Conferência do Plano Diretor


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora