Geral
|
12 de setembro de 2023
|
17:57

Com volta da chuva, Defesa Civil alerta para risco de inundação nas regiões Sul e Oeste do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Enchente devastou cidades do Vale do Taquari no começo de setembro. Foto: Mauricio Tonetto / Secom
Enchente devastou cidades do Vale do Taquari no começo de setembro. Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Uma semana após a maior tragédia causada por um evento natural, o Rio Grande do Sul segue sofrendo com fortes chuvas desde a noite de segunda-feira (11) e assim deve continuar até quinta (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação de uma frente fria tem intensificado as áreas de instabilidade no estado, provocando volumes significativos de chuva.

Leia mais:
Saiba como doar para os atingidos pelas chuvas e enchentes no RS
Comitiva federal anuncia R$ 741 milhões para regiões atingidas pelas chuvas no RS
Leite anuncia medidas de apoio financeiro a pessoas e municípios afetados pelas chuvas
‘Só há lama e caos’: A volta para casa após enchente histórica no Vale do Taquari
Em nota oficial, MetSul contesta declarações de Eduardo Leite sobre volume de chuvas

Os acumulados de precipitação podem ultrapassar 100 mm em grande parte do RS. No Oeste e no Sul do estado, os acumulados de chuva já se aproximam desde ontem dos 100 mm, com tendência de aumentar com a chuva prevista para esta terça (12) e quarta-feira (13), com áreas de instabilidade causadas por uma nova frente fria e um ciclone extratropical que se formará próximo do litoral e vai colaborar para ocorrência de ventos moderados a fortes.

Nesta terça (12), A Defesa Civil do Estado emitiu dois alertas para cheias de rio. Um se refere à cheia do rio Jacuí, em elevação a partir da cidade de Cachoeira do Sul, e o outro para inundação no rio Uruguai, em elevação de São Borja a Uruguaiana. Por causa das chuvas, o alerta da Defesa Civil abrange todo o estado. Em alguns locais da Campanha, Missões, Sul, Centro e Nordeste, o órgão alerta que o volume de chuva acumulado até sexta-feira (15) pode ultrapassar os 250 mm.

A previsão da Defesa Civil está de acordo com a da MetSul. A empresa de meteorologia projeta que a chuva deve continuar em parte da quinta-feira (14), o que pode levar a marcas de precipitação de 100 mm a 200 mm em vários pontos do Oeste, do Centro e do Sul do estado. Algumas regiões, estima a MetSul, terão chuva entre 200 mm e 300 mm.

Apesar das fortes chuvas que já ocorrem no RS, a região do Vale do Taquari, devastada pela enchente que causou a morte de pelo menos 47 pessoas na semana passada, não deve ser atingida por evento semelhante agora. Isso porque as chuvas excessivas desta semana não devem afetar as cabeceiras dos rios Taquari e Antas. Conforme explica a MetSul, embora a previsão indique a possibilidade de chuva forte e pancadas torrenciais no Vale do Taquari essa semana, o que pode causar volumes altos em pontos do vale, para o nível do rio, o que importa não é a chuva que cai no vale, que é a ponta final da bacia, mas sim nas cabeceiras do rio, localizadas na Serra.

Os mapas meteorológicos projetam que as chuvas nos Campos de Cima da Serra, nas nascentes do rios Taquari-Antas, não devem ser extremas. Os dados não indicam chuva com volumes que possam causar outra grande enchente na região do Vale do Taquari. A estimativa é de que o rio Taquari até suba com a chuva, mas sem atingir cotas de maior risco.

A cheia do rio Taquari que inundou cidades como Lajeado, Estrela, Encantado, Arroio do Meio e devastou Muçum e Roca Sales, atingiu níveis vistos apenas uma única vez desde o começo das medições, no século 19, ou seja, em 150 anos de leituras do rio. Em Estrela, o nível medido informado pela Prefeitura chegou a 29,62 metros, a segunda maior cota já medida na cidade, pouco abaixo do recorde oficial de 29,92 metros, ocorrido na grande enchente que atingiu o RS em maio de 1941.

Na Capital, a expectativa é de que chova aproximadamente 125 mm entre terça e a próxima quinta-feira. O volume é praticamente a média de chuva normal para o mês de setembro, que é de cerca de 148 mm.

Outra empresa de meteorologia, a Climatempo também destaca que a condição hidrológica nos principais rios do RS é de níveis elevados, com os rios Ibirapuitã, Santa Maria, Ibicuí, Uruguai e Jacuí em elevação, e os demais em estabilidade ou declínio.

Na região das Missões e na Metade Sul, a Climatempo prevê “elevada resposta hidrológica nos rios”, com a “ocorrência de inundações gradativas, enxurradas e alagamentos” onde houver chuva de elevada intensidade, ou seja, volume alto em pouco tempo. A Climatempo indica a condição de alerta para as bacias Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo.

A empresa de meteorologia faz alerta semelhante para as bacias dos rios na região Nordeste e Leste do RS, com “possibilidade de enxurradas em rios menores e inundações gradativas em rios maiores”. Especificamente, a Climatempo indica condição de alerta para as bacias Apuaê-Inhandava, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Mampituba e Tramandaí.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora