Coronavírus
|
12 de março de 2022
|
11:07

Depois de Porto Alegre, outras cidades do RS também flexibilizam uso de máscara ao ar livre

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Depois da Capital, outros municípios gaúchos também flexibilizaram o uso de máscara contra a covid-19 em ambientes ao ar livre públicos e privados. Assim como Porto Alegre, as cidades de Gravataí e Caxias do Sul decidiram nesta sexta-feira (11) desobrigar o uso de máscara nas ruas, praças e parques.

Em Porto Alegre, o uso de máscaras, mesmo em locais ao ar livre, segue sendo recomendado para pessoas não imunizadas e imunocomprometidas, além de casos de aglomerações (mesmo ao ar livre) e outras situações de muita proximidade pessoal.

A cidade de Vacaria adotou procedimento semelhante, tornando facultativo o uso do equipamento de proteção individual am ambientes ao ar livre, com exceção de quem estiver com sintomas gripais. O município de Carlos Barbosa, na região serrana, foi mais longe e desobrigou o uso de máscara também em ambientes fechados. A medida, no entanto, não vale em estabelecimentos de saúde.

Leia mais:

Covid-19: Uso de máscara ao ar livre deixa de ser obrigatório em Porto Alegre

“Sempre defendi o uso da máscara como fundamental para a prevenção contra a doença. Mas, neste momento, com os dados que temos do declínio de novos casos e mortes, considero que a flexibilização é possível”, explicou o prefeito da Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

Na cidade da Serra, cerca de 85% da população vacinável (acima de cinco anos) recebeu uma dose da vacina, 75% tomaram as duas doses e 34% a dose de reforço.

Durante o o anúncio da flexibilização, o prefeito de Caxias do Sul lembrou que a decisão está alinhada com a posição da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que defendeu junto ao governo do Estado o fim o uso da máscara em locais abertos. Didomenico reforçou, no entanto, que as demais medidas sanitárias seguem vigentes, como manutenção do distanciamento, limpeza frequente das mãos e higienização com álcool em gel, além da importância da população continuar se vacinando.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora