Política
|
28 de agosto de 2021
|
14:44

Bancada Negra da Câmara depõe contra Valter Nagelstein em processo por racismo

Por
Sul 21
[email protected]
Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Matheus Gomes (PSOL), Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, integrantes da Bancada Negra. Foto: Divulgação
Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Matheus Gomes (PSOL), Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, integrantes da Bancada Negra. Foto: Divulgação

As vereadoras Bruna Rodrigues (PCdoB), Karen Santos (PSOL) e Laura Sito (PT) e o vereador Matheus Gomes (PSOL), integrantes da Bancada Negra da Câmara de Porto Alegre, depuseram contra o ex-vereador Valter Nagelstein (PSD), nesta sexta-feira (28), em audiência na 3ª Vara Criminal do Foro Central. Nagelstein figura em ação penal como réu pelo crime de racismo qualificado por áudio gravado por ele em novembro do ano passado, após a eleição dos vereadores para a Câmara da Capital.

No áudio, que foi amplamente compartilhado nas redes sociais, o ex-vereador e então candidato à Prefeitura de Porto Alegre disse lamentar a eleição de “jovens, negros” à Câmara e que os vereadores eleitos pelo PSOL eram pessoas “sem nenhuma tradição política, sem nenhuma experiência, sem nenhum trabalho e com pouquíssima qualificação formal. Nagelstein  também afirmou que “muitos deles jovens, negros, quer dizer, o eco àquele discurso que o PSOL foi incutindo na cabeça das pessoas” e atribuía o resultado da eleição à “ocupação que a esquerda promoveu nos últimos 40 anos, da universidade, das escolas, do jornalismo e da cultura”.

Em 15 de abril, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou Nagelstein por praticar, induzir e incitar discriminação e preconceito de raça, cor e etnia. Na ocasião, a promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin, afirmou que o ex-vereador cometeu os crimes ao compartilhar o áudio em que ataca candidatos negros que haviam sido eleitos para a Câmara de Vereadores nas eleições de outubro.

Atualmente, o caso tramita na via judicial, sob responsabilidade do Dr. Sidnei Brzuska, Juiz de Direito Titular da 3ª Vara Criminal do Foro Central. A ação penal tem a próxima audiência marcada para outubro, quando serão escutadas outras testemunhas do fato.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora