Geral
|
17 de janeiro de 2024
|
18:34

Não me arrependo de ter votado pela privatização da CEEE, diz Melo

Por
Felipe Prestes
[email protected]
Prefeito Sebastião Melo nas ruas da Capital após tempestade. Foto: Mateus Raugust/ PMPA
Prefeito Sebastião Melo nas ruas da Capital após tempestade. Foto: Mateus Raugust/ PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tem tecido duras críticas à CEEE Equatorial nos trabalhos de recuperação da energia elétrica da Capital, após a forte tempestade da noite desta terça-feira (16). Nas redes sociais, tem repercutido o fato de que Melo votou a favor da privatização da companhia enquanto era deputado estadual, em 2019. Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (17), Melo disse não se arrepender do voto.

“Eu continuo com a mesma opinião. Eu vou pegar bons exemplos: a Santa Casa é uma parceira da Prefeitura, atende dezenas de equipes de Saúde. Nós temos 217 creches que são parceirizadas e que são um exemplo de parceirização. Nós temos o Araújo Vianna, que é um exemplo de parceirização. Então eu não posso botar a bacia fora com a criança”, disse. Segundo Melo, a CEEE Equatorial seria um caso isolado, que não pode ser usado como exemplo para que todos os serviços públicos sejam executados pelo Estado.

Melo relatou que a CEEE Equatorial participou de reunião na tarde de terça-feira (16), visando a prevenção ao temporal que atingiu a Capital. No encontro, a companhia teria ficado a par das previsões meteorológicas e dito que estava preparada para os acontecimentos. “Nós precisamos de 30 equipes para atender a Prefeitura. Acho que a CEEE está botando aí 12, 13. Então tem um déficit”.

As equipes da CEEE Equatorial são fundamentais para restabelecer a energia nas estações de tratamento e bombeamento de água para o abastecimento da população. No levantamento mais recente do DMAE, na tarde desta quarta-feira, havia ainda duas estações de tratamento fora de operação por falta de energia (Moinhos de Vento e Ilhas). A companhia recentemente privatizada também é necessária para ajudar a Prefeitura na remoção de árvores que tombaram e levaram consigo a fiação elétrica, por questões de segurança.

Na manhã desta quarta, o prefeito se queixou da companhia nas redes sociais, afirmando que a direção da empresa não atendia seus telefonemas. Durante a entrevista coletiva, Melo relatou que conseguiu se comunicar com a CEEE Equatorial ao longo do dia. “Melhorou. Agora, eu digo assim: não basta estar na mesa de conversa, tem que ter atitudes. E atitude é resolver. O cidadão que está na ponta quer saber quando é que chega a água e é isso que nós temos que fazer”.

O prefeito pediu investimentos da empresa de energia para atendimento a serviços da Prefeitura. “Tem que ter dupla alimentação. É você ter duas redes, quando cai uma rede, entra a alternativa. Agora, isso requer investimento e a decisão é da empresa, entendeu?”. Melo promete ir à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para reclamar da Equatorial. “Eu pedi uma audiência na ANEEL. Hoje recebi vários telefonemas de deputados e vou convidar todos que me ligaram e os outros que não me ligaram para a gente fazer essa audiência muito coletiva. Vou convidar os meus colegas prefeitos também das outras cidades atendidas pela CEEE Equatorial”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora