Geral
|
24 de janeiro de 2024
|
14:55

Justiça determina ressarcimento imediato de clientes da CEEE Equatorial 

Por
Sul 21
[email protected]
Equatorial é alvo de ação coletiva do MPRS. Foto: Luiza Castro/Sul21
Equatorial é alvo de ação coletiva do MPRS. Foto: Luiza Castro/Sul21

A Justiça deu o prazo legal de 24 horas para a CEEE Equatorial ressarcir valores despendidos com medicamentos, alimentos perecíveis, ou equipamentos utilizados para seu acondicionamento, assim como equipamentos médicos domiciliares utilizados como suporte à saúde. Para eletrodomésticos, o prazo é de 48 horas.

Leia mais:
Ação do MP-RS contra Equatorial pede multas e ressarcimentos superiores a R$ 200 milhões
Entidades ingressam com ação civil pública contra CEEE Equatorial
Prefeitura diz que todas as estações do Dmae voltaram a funcionar em Porto Alegre
Moradores de Porto Alegre saem às ruas em protesto contra falta de luz e água

A decisão é da 15ª Vara Cível de Porto Alegre, atendendo a um pedido liminar do Ministério Público, ajuizado na última terça-feira (23). A Justiça também deu prazo de 24 horas para a CEEE Equatorial religar a energia dos pontos ainda desabastecidos desde o temporal do dia 16.

A ação coletiva de consumo do MPRS contra a CEEE Equatorial e a Equatorial Energia tem pedidos de ressarcimentos e multas que totalizam pelo menos R$ 200 milhões. De acordo com o MP, a medida pretende responsabilizar a empresa concessionária e sua controladora pela suspensão do fornecimento de energia elétrica decorrido do temporal que atingiu Porto Alegre no dia 16 de janeiro e indenizar os consumidores lesados por violação das normas do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Autor da ação, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre Luciano de Faria Brasil afirma que ela foi tomada porque não houve resolução dos problemas acertados em encontro realizado com a empresa na semana passada.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora