Geral
|
27 de agosto de 2021
|
16:52

Feira Ecológica do Bom Fim completa 30 anos ofertando alimento orgânico na Capital

Por
Sul 21
[email protected]
Ato contra o projeto ocorre nesta sábado (28) na Feira dos Agricultores Ecologistas, na Redenção. Foto: Lenon Veronese
Ato contra o projeto ocorre nesta sábado (28) na Feira dos Agricultores Ecologistas, na Redenção. Foto: Lenon Veronese

A tradicional Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) completa 30 anos neste sábado (28). Para marcar a data, uma programação “singela”, devido às circunstâncias da pandemia, ocorrerá a partir das 7h30 com distribuição de flores para os primeiros 300 clientes que chegarem na Avenida José Bonifácio, em Porto Alegre. Na sequência, estão previstos relatos dos feirantes sobre a história do espaço e a apresentação da peça “Brasil pequeno itinerante”, exibida pela poeta e bonequeira Genifer Gerhardt.

Leia também:
‘Quem não gosta de conversar compra em shopping’: Feira da José Bonifácio completa 28 anos

Criada em agosto de 1991, dois anos após a instalação da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), é considerada uma das maiores feiras ecológicas a céu aberto do Brasil em número de bancas e expositores. Naquele começo dos anos de 1990, o aumento da demanda de novos agricultores e agroindústrias em busca de espaço para comercializar alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos foi o impulso para a criação da Feira Ecológica do Bom Fim, instalada numa segunda quadra independente.

Para o cliente que chega, as duas feiras parecem uma única, grande e diversificada, com quase 140 bancas. A Feira Ecológica do Bom Fim, entretanto, é a que fica delimitada, na Avenida José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Teresinha. Atualmente, 53 famílias ocupam em torno de 90 bancas.

Shiva Ruiz, feirante e membro da Comissão de Cultura e Divulgação da feira, lembra com satisfação do trabalho realizado nestes 30 anos, desde o começo de tudo, na zona rural de Porto Alegre. O cenário favorável da Capital para expor produtos orgânicos não acontecia da mesma forma no interior do Estado, e com isso a feira foi com o tempo atraindo novos agricultores desejosos em escoar a sua produção.

O processo de crescimento da feira, explica Ruiz, está ligado ao movimento agroecológico e ao desenvolvimento de cooperativas, fundamentais para a organização e a comercialização dos produtos orgânicos. Assim, se consolidou como a união de diversas associações e cooperativas, reunindo famílias de agricultores de Porto Alegre, região Metropolitana, Serra e Litoral Norte, entre outras localidades do RS.

Na Feira agroecológica da José Bonifácio, produtores expõem há 30 anos. Foto: Guilherme Santos/Sul21

“Estamos muito felizes, orgulho do trabalho ao longo de tempo”, diz o feirante. Ruiz destaca a relação de parceria desenvolvida com os clientes e o apoio que a feira sempre teve da comunidade. “É uma relação muito forte e consolidada com o consumidor.”

O feirante pondera que todos os agricultores da feira têm o selo de produto orgânico, hoje exigido pela legislação, mas que a relação de confiança com os clientes é muito anterior à criação do selo. “Tem consumidor que cresceu com a gente, é como da família.”

Em 2019, a Feira Ecológica do Bom Fim e a Feira dos Agricultores Ecologistas, ambas compondo as Feiras Ecológicas da Redenção, foram reconhecidas por lei como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul.

O crescimento da feira está ligado ao movimento agroecológico e o desenvolvimento de cooperativas. Foto: Guilherme Santos/Sul21

7h30 – Distribuição de flores para os primeiros 300 clientes.

8h30 – A história e passagens importantes da feira contadas pelos próprios produtores

9h30 – Entrega de cestos de orgânicos para os autores das três fotografias mais votadas em concurso realizado pelo Instagram.

10h – Apresentação do espetáculo “Brasil pequeno itinerante”, pela artista Genifer Gerhardt.

11h – Homenagem à Ivani Alves de Oliveira, esposa de Djalma Alves de Oliveira (in memorian), responsável pela organização e criação da Feira Ecológica do Bom Fim

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora