Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
15 de julho de 2011
|
15:38

Sebastián Piñera enfrenta protestos no Chile e tem reprovação recorde

Por
Sul 21
[email protected]
Protesto de estudantes nesta quinta resultou em 40 feridos | Foto: Carlos Reusser Monsálvez/Flickr

Da Redação

Os protestos de estudantes e professores chilenos resultou em 40 pessoas feridas e cerca de 60 prisões nesta quinta-feira (14). Há cerca de um mês o governo do Chile enfrenta protestos, e o presidente Sebastián Piñera obteve reprovação histórica em uma pesquisa de opinião pública.

Leia mais:
– Por educação pública, estudantes voltam a protestar no Chile

Nesta sexta, trabalhadores do setor da mineração se somaram aos estudantes e decretaram paralisação geral contra as privatizações no setor. A paralisação atinge a estatal chilena Codelco, maior produtora mundial de cobre. De acordo com os grevistas, o objetivo é dar uma advertência ao governo em virtude de especulações de que o setor possa ser privatizado. O sindicato dos mineradores é o mais forte do país e não paralisava há 18 anos.

Neste contexto de crise, uma pesquisa de opinião apontou que 60% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente Sebástian Piñera, o pior índice desde a redemocratização do país. Nesta quinta, o instituto de pesquisa Adimark divulgou pesquisa segundo a qual 60% dos entrevistados desaprova a gestão de Piñera e somente 31% o apoia, na pior avaliação de um presidente desde a redemocratização, em março de 1990.

“Piñera tem níveis de desaprovação mais altos que o próprio Pinochet. Chegamos a um nível brutal: Pinochet era mais popular que Piñera”, disse o presidente do partido socialista, Osvaldo Andrade.

A mobilização dos mineiros coincide com a comemoração do aniversário de 40 anos desde de que o presidente Salvador Allende nacionalizou as minas de cobre em 1971. Cada dia que a Codelco paralisa representa um prejuízo de US$ 41 milhões aos cofres públicos já que o cobre é o principal produto de exportação do país.

Com informações da Agência Brasil e do El País


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora