Opinião
|
27 de março de 2024
|
11:36

Porto Alegre: muito além de 252 anos (por Roselena Colombo)

. Foto: Luiza Castro/Sul21
. Foto: Luiza Castro/Sul21

Roselena Colombo (*)

Neste “26 de Março” nós do Projeto PoAncestral – Muito além de 250 anos, queremos enfatizar a história milenar da cidade, construída pelos povos indígenas que aqui já habitavam muito antes da invasão européia.

A história oficial também invisibiliza o enorme legado africano e afro-brasileiro assim como as comunidades periféricas que de fato constroem Porto Alegre.

Por outro lado, esse referencial colonialista e eurocentrado legitima o avanço de  um modelo de cidade que é excludente, voltado para grandes e ecocidas empreendimentos em que se privatiza serviços e espaços públicos e se reduz o direito à cidade.

Mas na contracorrente a cidade pulsa. Nosso Projeto se propõe a divulgar essa Porto Alegre viva. Viva nas comunidades e movimentos, nas experiências pedagógicas e nas pesquisas  voltadas à valorização dos saberes e lutas populares.

Nesta semana de Porto Alegre e próximo dos 60 anos do golpe de 64, lançamos nosso Boletim nº 6 sobre histórias ocultas de nossa cidade.

Para acessar esse e outros materiais entre

No site do Projeto de Extensão/UFRGS – ufrgs.br/poancestral

No blog – poancestralblog.blogspot.com/

Também procure por “poancestral” no Facebook e Instagram

(*) Professora de História, da coordenação do projeto PoAncestral.

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora