Opinião
|
23 de novembro de 2023
|
09:44

Carta a Porto Alegre (por Sofia Cavedon)

Sofia Cavedon (Foto: André Lisbôa/Agência ALRS)
Sofia Cavedon (Foto: André Lisbôa/Agência ALRS)

Sofia Cavedon (*)

Colocamos o meu nome à disposição do PT no processo de construção da chapa para as eleições municipais de Porto Alegre em 2024, pela história de trabalho, lutas e envolvimento com a mobilização social que tanto desenhou essa cidade, conhecida no mundo pela ampliação da participação popular e pelo alargamento dos direitos e superação das desigualdades através de políticas públicas. Na minha trajetória como professora, líder sindical, vereadora, presidenta da Câmara Municipal, Secretária Municipal de Educação e Deputada Estadual sempre caminhei junto a Porto Alegre.

Assumimos esse processo com o compromisso da construção da unidade da esquerda em diálogo com os movimentos sociais vivos de nossa cidade. O diálogo com a base do PT, especialmente durante as mais de 30 plenárias gerais, temáticas e territoriais da nossa Conferência Municipal agora em 2023, foi bastante rico, mostrando que o caminho para nossa vitória passa por maior participação, em processos democráticos ampliados.

Nossa disputa é e seguirá sendo por ideias que compõem uma cidade radicalmente diversa dessa que resulta dos anos de governos privatizadores, segregadores, predatórios do ambiente e da vida. Nosso sonho para Porto Alegre é o ambiente natural preservado, recicladoras e recicladores protagonistas da coleta cidadã; o DMAE, público e fortalecido com 100% do tratamento de esgotos; uma cidade ecológica e com prevenção para os eventos climáticos; a moradia popular como prioridade e as e os trabalhadoras/es não sendo expulsas/os das áreas nobres; o direito à cidade garantido para todos, todas e todes; os parques preservados públicos e acessíveis; a Educação democrática, inclusiva, de qualidade e construída através da valorização das e dos profissionais; o transporte público acessível e eficiente, em especial para a juventude e no acesso à escola; nossa Carris recuperada e o sistema de transportes integrado de verdade com formas menos poluentes. O Orçamento Participativo retomado para valer e as municipárias e municipários valorizados. A moradia de rua deixa de ter tratamento discriminatório, fragmentado e higienizador. A saúde não é mais palco de negócios privados e tem construção real com controle social. A cultura é defendida em suas dimensões estética, econômica e de diversidade.

A manutenção do meu nome para candidata à prefeita ensejaria a realização de encontro municipal do PT com eleições de delegados/as nas zonais, o que levaria a decisão para março ou abril de 2024. Para acelerar o processo de construção da unidade da esquerda em Porto Alegre, retiro meu nome das discussões para a chapa majoritária.

Agradeço a todas, todos e todes que demonstraram seu apoio, entusiasmo e confiança na possibilidade de eu representar esse campo na luta que se avizinha. Saúdo a companheira Maria do Rosário, uma lutadora que pela sua trajetória reúne as condições para representar o PT.

Estamos encerrando uma etapa, mas desafios ainda maiores estão colocados. Pela sua história na cidade e inserção social, o PT está desafiado a construir um processo democrático, que consolide a unidade da esquerda e abra os caminhos para a nossa vitória em 2024 e que aprofunde a reconstrução democrática aberta pela vitória do Presidente Lula.

(*) Deputada estadual (PT-RS)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora