Opinião
|
12 de maio de 2023
|
07:24

“Teima, meu filho. Vai lá e faz!” (por Selvino Heck)

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Selvino Heck (*)

O filho mais velho de papai Léo e mamãe Lúcia (eu) saiu de casa com 11 anos de idade, anos 1960, buscando a vida e o mundo, até virar deputado estadual constituinte gaúcho e Assessor  Especial do presidente Lula e da presidenta Dilma. Nunca mais voltou para casa. Ou melhor, voltou 60 anos depois, anos 2020, porque uma pandemia o “obrigou” a isso, ou criou a oportunidade.  O segundo filho mais velho saiu anos depois, Astor, a convite da OPAN, Operação Anchieta, e do CIMI, Conselho Indigenista Missionário, para trabalhar com o povo indígena em terras catarinenses, chegando depois em Lábrea, AM, onde continua morando até hoje. Os outros sete filhos espalharam-se pelo mundo, a não ser os dois mais novos, que continuam cuidando da terra e da propriedade como agricultores familiares, produzindo alimentos saudáveis, que o filho mais velho não deixa de comer e de levar junto quando chega na Vila Santa Emília, Venâncio Aires, Rio Grande do Sul.

A televisão mostrou há dias pela enésima vez o belo filme “Lula, o Filho do Brasil”, de Fábio Barreto. Dona Lindu, mãe de Lula, em meio às lutas e greves dos metalúrgicos do ABC, disse ao seu filho, ela no leito do hospital, olhando firme e direto nos seus olhos: “Teima, meu filho. Vai lá, e faz!”

Foi a missão de vida de Lula. Hoje, 2023, Lula defende a liberdade de expressão e opinião, e exigiu, na Inglaterra, para assombro de muitos, a liberdade de Julian Assange. Enviou seu Assessor Especial Celso Amorim para falar sobre a paz no mundo com Vladimir Putin, como o está enviando por estes dias para a Ucrânia conversar com o presidente Zelenski sobre a paz. Conversou com o Papa Francisco, com Emanuel Macron, presidente da França, com Joe Biden, presidente dos EUA, com o rei Charles e o primeiro ministro da Inglaterra, com Jing Xi-Ping, presidente da China. Lula recriou o CONSEA, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional,  e a CNAPO, Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Criou o Conselho Nacional de Participação social, está retomando as políticas de ECOSOL, Economia Solidária, o Programa Mais Médicos, o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos,  e tantas outras políticas e programas que dão dignidade ao povo brasileiro, às trabalhadoras e  aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres entre os pobres.

Vai lá e faz, teima, disse Dona Lindu, sem medo de ser feliz, com fé e coragem!

A sociedade civil brasileira também teima, vai lá e faz, ao longo do tempo e da história! Alguns exemplos atuais precisam ser registrados.

Os PPSSAN, Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, estão sendo propostos  pela Frente Nacional contra a Fome e a Sede, a partir dos Comitês Populares contra a Fome, das Cozinhas Comunitárias e Solidárias, articulados com as políticas e programas de SSAN, de Agroecologia e Produção Orgânica, para o Brasil sair de novo do Mapa da Fome, e produzir alimentos adequados e saudáveis para seu povo e o mundo.

A Conferência Nacional Livre de Saúde, antecedida pelas Conferências estaduais Livres de Saúde, como a do Rio Grande do Sul, realizada no dia 06 de maio no Colégio Mesquita em Porto Alegre, está acontecendo por iniciativa da ANEPS, Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, do MOPS, do Movimento Popular em Saúde, da ABRASCO, Articulação Brasileira de Saúde Coletiva, com apoio do Conselho Nacional e Conselhos Estaduais de Saúde.

O Fórum Social das Periferias aconteceu em Porto Alegre nas vilas em Porto Alegre, reunindo o povo das periferias, suas organizações e discutindo suas lutas e necessidades, o povo se auto-organizando a partir de seus problemas, urgências e necessidades.

O PT, Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, está entrando no segundo momento do seu Nova Primavera, mais movimento, menos instituição, e construindo uma Rede nacional de educadoras e educadores, com formação na ação. Agir e formar, formar e agir, freireanamente.

O Movimento Fé e Política está em fase de organização de seu 12º Encontro nacional em abril de 2024 em Belo Horizonte, antecedido de Encontros estaduais, e de um Encontro nacional das Juventudes,  com o tema ´Espiritualidade  Sócio-libertadora e Bem Viver´, sempre querendo ´Encantar a Política´, e preparando a Campanha da Fraternidade/2024 que deverá ter como  tema ´Amizade Social´, de acordo com a Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco.

Esta semana foi lançado na Bahia o PPA, Plano Plurianual, Participativo, que vai acontecer em todos os Estados nos próximos meses, a população brasileira decidindo para vão os recursos e o seu dinheiro.

O Comitê Gaúcho do FNDC, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, com dezenas de assinaturas de entidades e movimentos, lançou a “Carta Aberta: Regulação democrática das Plataformas com Urgência”. 

A sociedade civil se manifesta e grita por paz e justiça. A democracia acontece, com a vez e a voz do povo organizado. 

Viva as mamães sonhadoras, corajosas, amorosas, no seu dia, que é todos os dias, dizendo para suas filhas e filhos, como disse Dona Lindu para Lula, seu filho: “Teima, meu filho. Não baixe a cabeça nunca. Vai lá e faz!”

(*) Deputado estadual constituinte do Rio Grande do Sul (1987-1990)***

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora