Opinião
|
19 de setembro de 2022
|
09:04

Condições ideais para o amor (por Adeli Sell)

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Adeli Sell (*)

(Revisita ao livro e à história de um revolucionário, morto pela ditadura)

Saiu recentemente uma nova edição dos poemas, manifestos e correspondência de um poeta-guerrilheiro, Luiz Eurico Tejera Lisboa, jovem revolucionário assassinado pela ditadura numa pensão em São Paulo em 1972, cujo corpo foi localizado no Cemitério de Perus em São Paulo com o nome falso de Nelson Bueno, graças à incansável busca da viúva Suzana Lisboa. 

Catarinense, mas criado numa família de seis irmãos em Caxias, ICO como era chamado, era irmão do cantor e compositor Nei Lisboa.

O livro é uma dádiva; é minha firme indicação como resgate da Memória contra o Esquecimento.  Mais decidida ainda a indicação para as novas gerações torpedeadas pela mentira, com ataques do Bolsonarismo e do Trumpismo, vertentes do renascido fascismo.

Enquanto vemos a Maldade do Mal assomando a cada esquiva, ler e saber do Espírito Libertador de Luiz Eurico Tejera Lisboa, da Suzana e de outros que foram torturados e assassinados pela ditadura militar no Brasil é um alento, pois a História recupera tudo, menos a morte, lembrando Sartre, citado por Pilla Vares.

O livro foi organizado pelo jornalista, professor e político Antônio Hohlfeldt que analisa com profundidade e discernimento os escritos e em especial seus poemas. 

É bom sinalizar que os escritos datam de seus 16 anos a 24 anos, quando foi morto.

Ou seja, tanto sua poesia, suas cartas e o Manifesto que escreveu para o Congresso da UGES são de um jovem muito jovem.

ICO exalava paixão. Paixão pela liberdade, justiça e democracia e expressa seu amor infinito pela namorada/esposa Suzana.

Nas orelhas do livro Nei Lisboa lembra o irmão mais velho, da candura e paciência de lhe ensinar fazer e empinar pandorga. O relato é pura emoção.

Pilla Vares, já falecido, resgata o ICO numa Apresentação (1999) no contexto do momento histórico. 

Noeli, irmã de ICO, traz um pouco do guri tímido e desajeitado. Fala de um episódio que foi uma faísca para sua luta pela igualdade.

A mãe Clelia num texto de uma coragem ímpar dias após a localização de seu corpo escreve que não sente pena do filho. Fala do orgulho da luta e bravura do seu amado filho perdido tão precocemente.

De seus colegas de Julinho, Cláudio Gutierrez traz à tona a formação do líder estudantil e político sendo ambos parceiros de ideais; já o falecido escritor João Gilberto Noll fala do colega quieto que sentava a seu lado, fazendo surgir do silêncio os passos que dava dia a dia.

Antônio Hohlfeldt, outro colega seu, organiza o livro, pois foi tocado pela capa da revista IstoÉ quando relatava o achado do corpo do seu colega de Julinho. 

Escreve corajosamente um relato no tradicional Correio do Povo com o aval do dono, Breno Caldas.

Antônio Hohlfeldt organiza os poemas em três partes e faz uma cuidadosa análise dos textos mostrando o valor da escrita, do pensamento e dos ideais do autor. 

Os poemas de ICO sejam as linhas de amor sem fim para a Suzana, dum lirismo tocante, aos de brados pela Revolução tem uma cadência pela repetição de palavras e frases.

Utiliza à exaustão o verbo “haver”. Sempre “Há” algo a marcar.

E, finalmente, o relato-documento de Suzana Lisboa.

É imperioso ler.

Nós que a conhecemos e a acompanhamos desde os tempos do Comitê Brasileiro pela Anistia à Comissão da Verdade sabemos o quanto a democracia brasileira deve a esta mulher. 

Eu insisto que aqueles que me lerem vão ao livro, pois aqui mal pude traçar pálida ideia do que é o livro e o que foi a História deste casal: Eurico e Suzana.

(*) Escritor, professor e bacharel em Direito

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora