Opinião
|
20 de abril de 2022
|
07:18

SENGE: 80 anos de protagonismo

Divulgação
Divulgação

Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS)

No próximo mês de junho, o Sindicato dos Engenheiros celebra 80 anos de fundação. Nos aproximamos deste jubileu à frente de uma entidade cada vez mais sólida e representativa. Isso porque representar os engenheiros de todas as Engenharias, da iniciativa privada e do setor público, estudantes, aposentados e ainda oferecer vantagens e benefícios a eles e suas famílias, é uma tarefa indelegável, e que precisa estar sintonizada com os anseios de todos os profissionais da área tecnológica do Rio Grande do Sul, o que vem ocorrendo há oito décadas. 

Superar obstáculos e avançar está no DNA de todos os engenheiros e isso se reflete diretamente no perfil da sua entidade sindical. A partir do Planejamento Estratégico de Gestão, construímos um sindicato que é hoje uma referência não só para a categoria, mas também para toda a sociedade. Este compromisso credencia o SENGE-RS a ser protagonista, em diversas frentes, na discussão e na formulação de soluções técnicas que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico.

Meio ambiente, Reforma Trabalhista, Reforma Previdenciária, agricultura familiar, ciência e tecnologia, licitações, energia, saneamento, mobilidade e infraestrutura são pautas nas quais o Sindicato dos Engenheiros sediou importantes eventos, atraindo especialistas e plateias heterogêneas como a própria Engenharia.

Entre estes temas, podemos destacar a Segurança e Proteção Contra Incêndios, abordagem que adquiriu vulto após o, por todos os motivos, lamentável incêndio da Boate Kiss. Desde 2013, em diversas oportunidades, em diversos formatos, em Porto Alegre ou em Santa Maria, na Assembleia Legislativa, no COESPPCI, na imprensa, o SENGE protagonizou e defendeu a necessária imposição da Responsabilidade Técnica dos engenheiros, dada, entre outros fatores, a forte demanda e oportunidades que o mercado oferece aos profissionais.

Nos dias 28 e 29 de abril, portanto em poucos dias, o Sindicato irá sediar mais um importante seminário sobre o tema. O 2º Encontro Riograndense de Segurança Contra Incêndios traz para o Auditório do SENGE profissionais de renome nacional e internacional. Será uma oportunidade mais uma vez diferenciada para engenheiros e estudantes aprofundarem seus conhecimentos em contato com instrutores, colegas e o mercado. As inscrições estão abertas com valores especiais para associados do Sindicato. Confira a programação no portal sengers.org.br e participe.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora