Opinião
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18 de novembro de 2021
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11:35

Mais de 17 mil aprovados no concurso da CEF ainda não foram convocados (por Comissão dos aprovados Caixa 2014)

 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Comissão Independente dos Aprovados Caixa 2014 (*)

A Caixa Econômica Federal, sendo o agente público responsável pelas politicas públicas dos brasileiros, enfrenta problemas estruturais sérios no campo de prestação de serviços e melhorias no atendimento à população, em sua maioria mais humilde e idosa que não tem acesso as tecnologias e muito menos interação com a internet.

Em setembro, se anunciou a contratação de 4 mil concursados e mesmo com a autorização do governo as convocações e admissões estão acontecendo de forma muito morosa.

A falta de funcionários na Caixa impacta diretamente na sobrecarga dos trabalhadores e na população que necessita de atendimento digno, célere e humanizado. E isso gera aumento de filas que se vê diariamente na porta de qualquer unidade da Caixa, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, locais em que o contingente populacional é muito grande e as contratações e reposição do quadro de funcionários são pífias, tendo o banco escolhido as regiões do interior do norte e nordeste para convocar os aprovados de forma que a grande massa continua a sofrer com filas e falta de atendimento. A população leva, em média, três horas nas agências da Caixa para conseguir atendimento, muitos idosos por exemplo para realizar atendimentos simples, mas que devido ao número escasso de funcionários precisam passar por esta espera neste momento pandêmico por não ter outra alternativa.

A lei determina atendimento aos usuários em até 15 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado e no quinto dia útil de cada mês. As pessoas estão ficando muito mais do que o permitido pela lei, podendo se estender por horas para receber atendimento. O atendimento requer celeridade, tendo em vista que a caixa possui um grande número de clientes idosos. Até Maio de 2021 a Caixa mantinha 22.889.115 (vinte e dois milhões, oitocentos e oitenta e nove mil, cento e quinze) clientes idosos no seu cadastro. (Conforme informou a Superintendência Nacional Privacidade e Cadastro, através do portal E-SIC, em 28/05/2021).

A instituição precisa dar celeridade nas admissões dos aprovados de 2014 (vigente), que estão prontos para somar esforços e servir a todos os brasileiros, através da Caixa. Além disso, para as aberturas de novas agências (foram anunciadas mais de 200 novas agencias) será preciso treinar os empregados e contratar muito mais para melhor atender a população, já que 4 mil admissões é um número irrisório e que a Caixa não conseguiu admitir nem 50% do anunciado.

Em 2019, o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista ao Correio da Paraíba, garantiu e prometeu convocar todos os aprovados do concurso de 2014 para depois fazer um novo concurso, portanto já faz 2 anos que se aguarda o cumprimento das promessas.

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares têm cobrado o Ministério da Economia e a direção do Banco para que agilize o chamamento aos aprovados do concurso e priorize as regiões com mais necessidade de reposição e contratação de novos quadros.

(*) Comissão Independente dos Aprovados Caixa 2014

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As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


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