Opinião
|
24 de novembro de 2021
|
14:12

CAIXA: Que horas você volta? (por Tiago Vasconcellos Pedroso)

 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tiago Vasconcellos Pedroso (*)

A CAIXA divulgou o retorno do atendimento das agências no horário das 10h às 16h, a partir desta terça-feira (23/11). O que verificamos em muitas unidades, tanto na base do SindBancários Porto Alegre, como nacionalmente, foi a convocação informal (e de última hora!) de empregados e empregadas para trabalharem a partir das 08h de 23/11. Nada demais, se as pessoas não estivessem, há um mês, programadas para uma nova rotina.

Como parte do Governo Bolsonaro, a gestão da CAIXA mostra toda sua incapacidade, seja pela falta de planejamento, seja pelo desrespeito com clientes, trabalhadores e trabalhadoras! Mesmo divulgando, internamente, com um mês de antecedência, o retorno ao horário normal, convocou seu pessoal quase no final do expediente do dia 22, tratando seu quadro como mais um ativo que deve ser alienado, ao “melhor” estilo do presidente da estatal, Pedro Guimarães. “Consideração Zero”! Esquece que temos rotinas familiares, compromissos e vida fora do banco!

Mais uma vez, infelizmente, o que numa jogada de marketing do governo se apresenta como algo positivo para o público, o retorno ao horário de atendimento pré-pandemia, na verdade serve como uma desculpa para turbinar a estratégia comercial de “Black Friday CAIXA”. Pura ilusão! Para esta gestão, que desmonta e sufoca a CAIXA, o foco nunca esteve, e agora também não está, na melhora do atendimento à população! O vassalo quer mostrar “seus feitos” para “El Rey”! Faz graça, com sua trupe, viajando e passando vergonha no exterior! Ele bebe leite, sorri e quer venda!

Quem sofre a pressão não acha a menor graça! Muito menos uma população empobrecida, que precisa engolir produtos bancários, goela abaixo, para obter um simples empréstimo! É a total inversão! A CAIXA deixa de ser “A CAIXA”! Os programas de geração de emprego e renda, de financiamento habitacional e educacional são partidos ao meio! É uma grande pancada nas costas de um dos maiores bancos do país. Público e centenário! Nesta batida, os Tubarões do setor financeiro aplaudem e se divertem! E lucram. E lucram. E lucram… Nunca lucraram tanto!

E o povo? E a Dona Maria? E o Seu José? Onde ir, além da CAIXA? Mas que vida Severina! Vai contrair uma dívida, quando buscar ajuda do Estado, na maior crise da nossa história! É o legítimo caso do Robin Hood às avessas! E ninguém, da claque, avisa a “El Rey” que, por sua irresponsabilidade, deixou boa parte da população brasileira cega… e nua.

(*) Empregado CAIXA e Diretor do SindBancários Porto Alegre e Região

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora