Opinião
|
27 de julho de 2021
|
10:07

Sucessivos incêndios e o PPCI a qualquer custo (por Gustavo Rocha)

Equipes do Corpo de Bombeiros no combate às chamas na Secretaria de Segurança. (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)
Equipes do Corpo de Bombeiros no combate às chamas na Secretaria de Segurança. (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

Gustavo Rocha (*)

Em 2013, 242 jovens morreram e 680 ficaram feridos no incêndio da boate Kiss. Em seguida, em julho, o Mercado Público de Porto Alegre ardeu em chamas, destruindo todo o andar superior até hoje inoperante. Dois anos após, em 2015, o fogo engoliu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Em 2018 foi a vez do Museu Nacional, no Rio. Já em 2019, 10 jovens, de 14 a 16 anos, morreram devido ao fogo e a fumaça no centro de treinamento do Flamengo Ninho do Urubu, também no Rio.

Agora, em 2021, o RS tem mais uma chaga histórica com o incêndio no prédio da SSP, que destruiu todo o órgão central da segurança, vitimando dois servidores públicos, bombeiros que cumpriam com dedicação seu trabalho. Todos esses fatos demonstram que o Estado brasileiro não aprende e é possível assegurar: mais tragédias virão. Isso porque um alvará, um documento assinado, não ia garantir segurança. É preciso investir em engenharia de segurança e internalizar essa lógica, que é complexa e exige ciência, olhar de um especialista.

No caso do RS, há centenas de prédios públicos que são uma verdadeira bomba-relógio. O Centro Administrativo Fernando Ferrari e o prédio que abriga a prefeitura da Capital são exemplos. Há muitos outros. São edificações antigas, sem PPCI, com materiais de revestimento (forro e divisórias) altamente inflamáveis. Soma-se a isso o volume de papel e as instalações elétricas deterioradas, improvisadas e que não suportam a quantidade de equipamentos eletrônicos que só faz aumentar. São poucos os prédios públicos que possuem os sprinklers, que ao detectarem fumaça automaticamente despejam água.

Todo incêndio é evitável. Em não sendo, além das vítimas, há perdas de processos, histórico, documentos, controles, inteligência, dados. Assim, os mesmos governantes que culpam reiteradas vezes o serviço público pela crise financeira, pela ineficiência, abandonam os prédios públicos, não implementam políticas de prevenção de verdade e contam com a sorte. Não está funcionando. Os sucessivos incêndios, portanto, simbolizam, sim, o improviso.

(*) Diretor do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS) e especialista em segurança contra incêndio.

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora