Saúde
|
4 de março de 2024
|
09:52

Com ênfase no HPV, campanha de vacinação é retomada nas escolas públicas de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
O Rolê da Vacina é a  campanha de vacinação itinerante da prefeitura da Capital. Foto: Cristine Rochol/PMPA
O Rolê da Vacina é a campanha de vacinação itinerante da prefeitura da Capital. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre inicia, nesta segunda-feira (4), o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. O “Rolê das Vacinas” começa às 9h, no Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, na Restinga, com ênfase na proteção de adolescentes contra o vírus HPV, que pode causar câncer.

A iniciativa visa fortalecer as ações para resgatar as altas coberturas vacinais de crianças e adolescentes, sensibilizando e mobilizando escolas e equipes de saúde para promover a vacinação.

A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A segunda aplicação precisa ter no mínimo seis meses de intervalo da primeira, podendo ser feita em qualquer idade. Única que previne o câncer de colo de útero, a vacina é segura, feita com vírus inativado. A reação mais comum é apenas dor leve na área da aplicação.

De acordo com dados do Imuniza Escola, programa do governo estadual, as coberturas vacinais para o HPV estão baixas: dos 51,3 mil alunos matriculados na rede pública estadual aptos a receber a imunização, apenas 26,4 mil ou 51,44% aplicaram a primeira dose e 15,2 mil ou 29,63% têm a segunda aplicação. Ou seja, 48,56% dos alunos ainda não receberam a primeira dose da vacina.

O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, devido à alta incidência e também à mortalidade, especialmente nos países em desenvolvimento. O HPV ainda está associado a outros tipos de cânceres, tanto em mulheres como em homens.

Além da ação nas escolas, que será realizada ao longo de todo o ano, a vacina está disponível nas unidades de saúde. É preciso somente procurar qualquer local e garantir a imunização.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora