Saúde
|
5 de maio de 2023
|
17:40

Lula destaca que pandemia não acabou e alerta para necessidade de vacinação

Por
Sul 21
[email protected]
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Lula comentou nesta sexta-feira (5), pelas redes sociais, o anúncio feito pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. Lula saudou a notícia, mas salientou que a covid-19 segue sendo uma ameaça à saúde pública e alertou sobre a necessidade da população manter o esquema vacinal completo.

“Depois de 3 anos, hoje finalmente podemos dizer que saímos da emergência sanitária pela covid-19. Infelizmente, o Brasil passou da marca de 700 mil mortos pelo vírus. E acredito que ao menos metade das vidas poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um governo negacionista. Vidas perdidas pela negação da ciência. Por um governo que não comprou vacinas logo quando foram ofertadas ao país e incentivou o uso de remédios sem comprovação científica”, afirmou.

De acordo com a entidade com a OMS, o vírus agora para a ser classificado como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. “Apesar do fim do estado de emergência, a pandemia ainda não acabou. Tomem as doses de reforço e não deixem de ter o esquema vacinal sempre completo. E o governo federal irá incentivar a saúde, ciência e pesquisa no nosso país. Irá atuar para preservar vidas”, afirmou Lula.

O presidente está viagem ao Reino Unido, onde acompanha neste sábado (5) a coroação do rei Charles III.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora