Saúde
|
5 de maio de 2023
|
19:08

‘É uma notícia boa, mas transmissão continua e precisamos nos cuidar’, diz reitora da UFSCPA

Por
Luís Gomes
[email protected]
Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA | Foto: Luiza Castro/Sul21
Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA | Foto: Luiza Castro/Sul21

Durante a gravação do próximo episódio do podcast De Poa, parceria do Sul21 com a Cubo Play, a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Pellanda, comentou o anúncio feito pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. Pellanda, que é professora de Epidemiologia, destacou que a notícia significa que a pressão sobre os sistemas de saúde reduziu, mas alerta que o vírus continua tendo transmissão sustentada.

“É uma boa notícia, claro. Significa que não tem mais aquela pressão que tinha sobre os sistemas de saúde, não está mais aumentando mundialmente. Quando a gente declara que é uma emergência, significa que todo mundo tem que parar o que está fazendo e olhar para isso, a questão de controle de fronteiras e uma série de problemas que, agora, a gente fica um pouco mais tranquilo porque está mais sob controle. Agora, não quer dizer que a pandemia acabou, não foi decretado o fim da pandemia. Ainda tem o vírus em transmissão sustentada em vários lugares do mundo e a gente ainda precisa cuidar”, disse.

Pellanda lembra que o Brasil já tinha decretado o final da emergência e pontua que a mudança de classificação está relacionadas mais a questões legais, como o controle de fronteiras e exigência de vacinação. “Na prática, nós temos que continuar os cuidados, continuar com atendimento. É muito mais uma questão de definições de políticas públicas, mas, na nossa vida prática, não muda muito”.

Por outro lado, a reitora diz que a sua maior preocupação, no momento, é com a questão da forma como a mudança será comunicada para a população. “Agora que não existe mais emergência, as pessoas imaginarem que não é mais um problema. É um problema grave e a gente tem que ter muito cuidado como vai comunicar isso”.

O episódio do De Poa com a reitora Lucia Pellanda vai ao ar na próxima quinta-feira (11).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora