Eleições 2022
|
5 de outubro de 2022
|
16:59

Tebet formaliza apoio a Lula: ‘Reconheço seu compromisso com a democracia e a Constituição’

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta quarta-feira (5), em live transmitida em suas redes sociais, Simone Tebet (MDB), senadora e ex-candidata à presidência da República, terceira colocada no primeiro turno da disputa, anunciou o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). Tebet havia almoçado com Lula em São Paulo.

Após o resultado das eleições no domingo (2), a ex-candidata prometeu que daria 48 horas para seu partido se posicionar, antes de declarar seu apoio. O MDB deu liberdade para que seus membros apoiem qualquer candidato. O colega Helder Barbalho, reeleito governador do Paraná, também apoia o ex-presidente. Já Michel Temer e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, apoiam Bolsonaro.

No pronunciamento, Tebet reforçou críticas aos dois candidatos que seguem no segundo turno, mas disse que não poderia permanecer neutra. “Critiquei os dois candidatos que disputarão o segundo turno e continuo a reiterar as minhas críticas. Mas, pelo meu amor ao Brasil, à democracia e à Constituição, pela coragem que nunca me abandonou, peço desculpas aos amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade neste segundo turno, preocupados que estão com a eventual perda de algum capital político, para dizer que o que está em jogo é muito maior que cada um de nós.”

Ao explicitamente declarar apoio a Lula, disse que depositará nele seu voto porque reconhece seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconhece no atual presidente. “Meu apoio não é por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos, inclusivo, generoso, sem fome e sem miséria, com educação e saúde de qualidade, com desenvolvimento sustentável.”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora