Geral
|
8 de maio de 2024
|
14:05

Prefeitura de Rio Grande emite alerta de evacuação para moradores no entorno da Lagos dos Patos

Por
Sul 21
[email protected]
Enchente começa a atingir a cidade de Rio Grande. Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande
Enchente começa a atingir a cidade de Rio Grande. Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande

A zona Sul do estado deve ser a nova região afetada pela enchente que devasta o Rio Grande do Sul há cerca de uma semana. A Prefeitura de Rio Grande emitiu alerta de evacuação para os moradores que vivem nas áreas consideradas de risco, que são o entorno do Canal do Norte e o Saco da Mangueira. 

Leia mais:
Canoas: Prefeitura estima até 60 dias para escoamento da água
À beira do Guaíba, Pontal Shopping é convertido em centro de resgate e solidariedade
Chuvas no RS afetam vida de quilombolas e pequenos agricultores
Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão
CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos em abrigos de Porto Alegre 
Porto Alegre não disponibiliza lista oficial da população em abrigos temporários

Com o nível da Lagoa dos Patos 0,70 cm acima do normal na saída da Barra, a chuva intensa que já atinge a cidade e a água que flui para a lagoa vinda do Guaíba, o cenário é de dificuldade. Os bairros sob risco incluem a Ilha dos Marinheiros, Ilha do Leonídeo, Ilha da Torotama, Lagoa, Saco da Mangueira, Barra e todas as regiões ribeirinhas.

“É um índice muito alto de chuvas para as próximas horas. Isso dificulta e vai acelerar com a mudança do vento e as condições meteorológicas”, disse o prefeito Fábio Branco. A orientação é para as pessoas se comunicarem diretamente com a Defesa Civil e procurarem abrigos públicos ou casas de parentes e amigos.

No momento, a cidade tem três abrigos em funcionamento: Esporte Clube Camponês; Ginásio do Lemos Junior (Centro) e Ginásio Wanda Rocha (Cassino)

Ao todo, 280 pessoas já estão fora de suas casas, incluindo 223 desalojadas/deslocadas para casas de amigos e familiares e 57 em abrigos, conforme dados divulgados pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira (8). 

As escolas no município estão com as aulas suspensas e o acesso às ilhas está interrompido para veículos terrestres de maneira geral. A situação das rodovias BR 392 e ERS 734, entretanto, permanece normal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora