Geral
|
8 de maio de 2024
|
16:49

Após avistamento de jacaré, secretaria busca animais silvestres em áreas alagadas de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Equipe da Smamus circula por pontos alagados de Porto Alegre | Foto: Sérgio Louruz/Smamus
Equipe da Smamus circula por pontos alagados de Porto Alegre | Foto: Sérgio Louruz/Smamus

A equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) realiza nesta quarta-feira (8) uma busca ativa por animais silvestres em pontos alagados de Porto Alegre. A ação, em colaboração com a equipe de Educação Ambiental, está sendo realizada em pontos onde jacarés e outros animais silvestres têm sido avistados desde 2019.

Leia mais:
Canoas: Prefeitura estima até 60 dias para escoamento da água
À beira do Guaíba, Pontal Shopping é convertido em centro de resgate e solidariedade
Chuvas no RS afetam vida de quilombolas e pequenos agricultores
Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão
CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos em abrigos de Porto Alegre 
Porto Alegre não disponibiliza lista oficial da população em abrigos temporários

Na terça-feira (7), moradores do bairro Menino Deus relataram ter visto um jacaré de pequeno porte. Voluntários em resgate e servidores da Smamus fizeram uma busca durante a tarde de ontem pelo animal, mas ele não foi encontrado. A secretaria também informa que não há registros de ferimentos causados por jacarés em humanos.

“Ao contrário dos crocodilos que vemos em filmes, nosso jacaré de papo amarelo não é agressivo e não busca se aproximar de humanos. Provavelmente, neste momento de inundações, ele está se sentindo perdido e procurando novos locais para se abrigar. Não se aproxime, não tente interagir e não interfira em seu deslocamento. Evite áreas alagadas ou que ainda serão inundadas imediatamente”, afirma a diretora de Fauna Silvestre, Soraya Ribeiro.

A Smamus informa ainda que existe uma rede de contatos entre biólogos voluntários, bombeiros, servidores do Ibama, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, que trocam informações sobre possíveis avistamentos de animais silvestres em áreas inundadas. E orienta a população para que, caso presencie o deslocamento de um jacaré ou outro animal silvestre, entre em contato pelos seguintes números: Equipe de Fauna Silvestre da Smamus ( 51 3289-7517), Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama (51 99810-0325), Divisão de Fauna, da Sema (51 98593-1288).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora