Eleições 2022
|
5 de outubro de 2022
|
11:40

FHC declara voto em Lula; MDB libera filiados

Por
Sul 21
[email protected]
FHC publicou fotos em que aparece ao lado do ex-presidente Lula | Foto: Reprodução
FHC publicou fotos em que aparece ao lado do ex-presidente Lula | Foto: Reprodução

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou na manhã desta quarta-feira (5) apoio ao ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da disputa pela presidência da República. Logo em seguida, o MDB anunciou que não apoiará formalmente Lula ou o presidente Jair Bolsonaro (PL). PSDB e MDB estiveram juntos na coligação de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno.

Em postagem nas redes sociais, FHC escreveu: “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”.

No primeiro turno, FHC afirmou, sem declarar um nome, que iria votar em quem “tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”.

Adversários em 1994 e 1998, Lula e FHC se encontraram pela última vez em maio de 2021.

Posteriormente, o MDB publicou a posição oficial da Executiva Nacional do partido, que optou por liberar os filiados para votarem em quem desejarem.

“Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”, diz a nota do partido.

No entanto, é esperada para a tarde desta quarta uma declaração de voto em Lula pela candidata do partido, Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno.

O MDB venceu duas disputas para governador em primeiro turno. No Pará, Helder Barbalho declarou voto em Lula. Já no Distrito Federal, Ibaneis Rocha formalizou apoio em Bolsonaro.

O partido ainda está em duas dispustas, em Alagoas e no Amazonas, com ambos candidatos sendo apoiados por Lula.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora