Eleições 2022
|
22 de setembro de 2022
|
16:22

Sem citar Lula, FHC pede voto no candidato que tem ‘compromisso com o combate à fome’

Por
Sul 21
[email protected]
Partido de FHC tem como candidata oficial  Simone Tebet (MDB). Foto: Agência Brasil
Partido de FHC tem como candidata oficial Simone Tebet (MDB). Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) divulgou um comunicado, nesta terça-feira (22), em que pede aos eleitores para darem um voto “pró-democracia” nas eleições deste ano. Oficialmente, o PSDB tem aliança com o MDB de Simone Tebet na disputa pelo Palácio do Planalto.

Sem citar Tebet ou o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), FHC sugere que os eleitores votem em quem tem “compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual”.

O ex-presidente do PSDB ainda pede que o voto seja em quem “se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”.

A declaração de FHC ocorre três dias após um ato político em São Paulo em que oito ex-candidatos à presidência da República declararam apoio à Lula no 1º turno. Além de Geraldo Alckmin (PSB), seu vice na chapa e candidato pelo PSDB nas eleições de 2006 e 2018, estiveram no ato Fernando Haddad, ex-candidato do PT à presidência em 2018, Marina Silva (Rede), candidata pelo PV em 2010 e pelo PSB em 2014, João Vicente Goulart (PCdoB), candidato pelo PPL em 2018, Cristovam Buarque (Cidadania), candidato pelo PDT em 2006, Henrique Meirelles (MDB), candidato em 2018, e Guilherme Boulos e Luciana Genro, candidatos pelo PSOL em 2014 e 2018, respectivamente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora