Política
|
24 de outubro de 2023
|
17:01

Manuela defende prévias com participação popular para eleição em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Manuela D'Ávila. Foto: Luiza Castro/Sul21
Manuela D'Ávila. Foto: Luiza Castro/Sul21

Em meio ao burburinho sobre quem serão os candidatos da chapa de esquerda à Prefeitura de Porto Alegre em 2024, Manuela D’Ávila, candidata da coligação PCdoB/PT em 2020, fez uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (24) defendendo prévias com participação popular. “Precisamos ouvir os recados das urnas para construir uma alternativa competitiva para cidade. Essa candidatura deve, na minha opinião, ser a expressão da nossa unidade e de nosso esforço para a amplitude política”, escreveu Manuela.

A ex-deputada observou ainda que acredita que as prévias podem ser um bom caminho e que já defendia isso em 2020, mas que o processo deveria ser mais aberto, e não apenas uma indicação de nomes dos partidos a serem votados pelos próprios integrantes das siglas. “Eu acredito que mais do que indicações das federações e dos partidos (não há nenhuma razão para cada federação ter apenas um nome), deveríamos pensar num processo muito mais aberto. Em que a cidade tivesse liberdade para se inscrever e a população (pré-inscrita) pudesse votar. Assim, não estaríamos apenas reproduzindo e legitimando a lógica das disputas internas partidárias ou das federações”, defendeu.

Manuela mencionou ainda a disputa de 2020, na qual teve “a honra de representar um projeto alternativo de cidade” que levou a esquerda ao segundo turno na Capital pela primeira vez em 14 anos. Além de questionar as armas usadas pelos opositores para a vitória, admitiu que a esquerda também cometeu erros: “Mesmo diante da tragédia da pandemia, a esquerda não esteve unida, não conseguimos ampliar partidariamente”, disse ela.

Um dos destaques feitos por Manuela, foi a Bancada Negra, eleita em 2020 para a Câmara e em, 2022, para a Assembleia Legislativa. Nas palavras da ex-deputada, “um recado importante das urnas sobre a necessidade de uma política muito menos burocratizada, muito mais próxima da vida dura de nosso povo nas comunidades”.

Também nesta terça, representantes do Movimento Negro Unificado do Estado do Rio Grande do Sul (MNU-RS) iniciaram uma rodada de conversas com os partidos do campo progressista de Porto Alegre para discutir as eleições municipais de 2024. A primeira conversa foi com a presidente do PT municipal, Maria Celeste, para quem entregaram a carta pública intitulada “O Combate ao Racismo, a cidade de Porto Alegre e o Papel do MNU em 2024”. O MNU indicou recentemente o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), filiado ao movimento e membro da primeira Bancada Negra na Câmara e na AL-RS, para compor uma chapa de unidade dos partidos do campo para a disputa da Prefeitura.

Na postagem de hoje, Manuela também afirma que não é candidata à Prefeitura: “Sou candidata a militar como se fosse candidata, conversando com milhares de pessoas, em cada esquina, para que nosso povo seja tratado com respeito e viva com dignidade, para que um projeto de cidade justa seja construído”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora