Política
|
24 de outubro de 2023
|
14:08

MNU entrega ao PT carta com indicação de Matheus Gomes para chapa à Prefeitura em 2024

Por
Sul 21
[email protected]
Carta foi entregue ao PT nesta segunda-feira (23) | Foto: Divulgação
Carta foi entregue ao PT nesta segunda-feira (23) | Foto: Divulgação

Representantes do Movimento Negro Unificado do Estado do Rio Grande do Sul (MNU-RS) iniciaram nesta segunda-feira (23) uma rodada de conversas com os partidos do campo progressista de Porto Alegre para discutir as eleições municipais de 2024. A primeira conversa foi com a presidente do PT municipal, Maria Celeste, para quem entregaram a carta pública intitulada “O Combate ao Racismo, a cidade de Porto Alegre e o Papel do MNU em 2024”.

Leia mais:
Matheus Gomes: A bancada negra tem sido protagonista e precisa estar na chapa da esquerda

No documento, assinado pela Coordenadora Estadual, Ìyá Sandrali de Campos Bueno, o MNU aborda temas como o combate ao racismo, o momento vivenciado no País, o voto antirracista e o papel do Movimento Negro e das “Bancadas Negras”.

A carta também destaca o papel do MNU e sua responsabilidade com a democracia, com o antirracismo e o antissexismo, na capital com maior desigualdade racial entre brancos e negros do país. Apresenta ainda, os prejuízos para a população da Capital com os 20 anos de administração municipal à direita tais como: o abandono à cultura; o sucateamento dos serviços públicos, da educação, do transporte público.

O documento ainda reafirma a indicação, pelo MNU, do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), filiado ao movimento, para compor uma chapa de unidade dos partidos do campo para a disputa da Prefeitura.

“O MNU respeita a autonomia dos partidos políticos. No entanto, para o MNU, POA só voltará a ser dos e das porto-alegrenses com uma novidade que unifique e fortaleça a campanha que se avizinha e que possa mobilizar a população para além dos partidos políticos, filiados e militantes. Isto é, que possa mobilizar o povo e os vários setores organizados (ou não) da sociedade”, diz a carta.

O documento também aponta a expressiva votação de Matheus em 2022, mais de 52 mil votos, como prova de que ele tem a confiança da população da capital gaúcha. “Que sua plataforma dialoga com intelectuais, com ativistas, com homens, mulheres, negros e não-negros. Matheus Gomes dialoga com a juventude, com a periferia, com as necessidades reais e básicas do povo e por este motivo, e tantos outros o MNU apresenta a proposta de que Matheus Gomes esteja compondo a chapa majoritária para que a capital possa voltar a ser ‘de todos os gaúchos e todas as gaúchas’”, finaliza o MNU.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora