Política
|
18 de outubro de 2023
|
19:06

Deputado Matheus Gomes (PSOL) denuncia agressão verbal da Guarda Municipal

Por
Duda Romagna
[email protected]
Matheus Gomes  | Foto: Guerreiro
Matheus Gomes | Foto: Guerreiro

Nesta quarta-feira (18), o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) denunciou que, no dia 4 de outubro, foi vítima de agressões verbais e intimidação por um agente da Guarda Municipal de Porto Alegre. O parlamentar estava visitando a ocupação Okupa Jiboia, no bairro Cidade Baixa, e mediando a relação entre a comunidade e o poder público tentou contato com uma autoridade através de um portão quando ocorreu a interação com a Guarda.

Segundo o deputado, um dos integrantes da Guarda se negou a respondê-lo, o tratando com “extrema falta de decoro e elevando o tom de voz de maneira agressiva”. Após as negociações, Gomes teria se dirigido ao agente para conversar sobre o ocorrido e o servidor respondeu de maneira intimidadora e com agressões verbais, tendo que ser contido fisicamente pelo comandante da operação.

“Ninguém merece passar por isso, nenhum cidadão. No meu caso, por estar parlamentar, esse tipo de postura também é proibida pelo Estatuto do Servidor Públic. E a triste realidade é que recorrentemente vemos relatos de violência e excessos por parte da Guarda Municipal e denúncias de destrato com a população de Porto Alegre”, afirmou o parlamentar. De acordo com ele, no mesmo dia do ocorrido, recebeu ligações do Secretário de Segurança Pública, Alexandre Aragon, e do Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, com pedidos de desculpas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) informou que a Corregedoria-Geral da Guarda Municipal instaurou um procedimento administrativo para apurar os fatos denunciados pelo deputado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora