Política
|
7 de julho de 2023
|
16:39

PSOL propõe diálogo com PT, PCdoB e PV para disputa da eleição em Porto Alegre em 2024

Por
Luciano Velleda
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Reunida no último dia 29 de junho, em Porto Alegre, a executiva do PSOL decidiu propor ao PT, PCdoB e PV o início das conversas dos partidos do campo progressista para a disputa da eleição à Prefeitura da Capital em 2024.

Na decisão, o PSOL cita a necessidade de diálogo diante do desafio da “superação do neoliberalismo e do bolsonarismo em Porto Alegre”. O partido acredita que o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), buscará a reeleição aliado com as mesmas forças conservadoras que lhe deram a vitória em 2020.

“Acreditamos que essas reuniões possam ser o início de um processo que nos leve à construção de importantes acordos programáticos e organizativos, mas também ao processo de mobilização necessária para dar um novo rumo para a nossa cidade”, afirma a executiva do PSOL (leia a íntegra mais abaixo).

Presidente do PSOL no Rio Grande do Sul, a deputada estadual Luciana Genro defende que o debate dos partidos de esquerda comece ainda em 2022 para se preparar para o pleito do ano que vem.

“Para construir a unidade contra Melo e o bolsonarismo em Porto Alegre, é preciso criar um movimento na cidade. Temos que começar ainda este ano um debate de programa e de nomes, por isso estamos propondo este diálogo”, afirma.

Pensamento semelhante tem o também deputado estadual Matheus Gomes. Para ele, a eleição de 2024 já iniciou e os partidos de esquerda precisam apresentar alternativa à provável candidatura à reeleição de Melo.

“A eleição municipal já começou, pois Melo está construindo sua chapa de reeleição a todo vapor, unificando, novamente, bolsonaristas e o bloco que está há 20 anos no poder. Cabe à oposição de esquerda, o que inclui partidos políticos e um conjunto de movimentos sociais, articular a sua alternativa. A proposta da mesa de diálogo tem esse objetivo e creio que devemos instalá-la nas próximas semanas”, explica o parlamentar.

Abaixo, a íntegra da resolução da Executiva do PSOL

“A executiva do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) diante do desafio da superação do neoliberalismo e do bolsonarismo em Porto Alegre, vem respeitosamente às direções partidárias do PT, PCdoB, PV e a Federação Brasil da Esperança, convidá-los para estabelecermos uma mesa de diálogo entre partidos e movimentos sociais, com o intuito de debater a formação de uma frente política e social na próxima eleição municipal.

Acreditamos que essas reuniões possam ser o início de um processo que nos leve à construção de importantes acordos programáticos e organizativos, mas também ao processo de mobilização necessária para dar um novo rumo para a nossa cidade

Cordialmente,

Executiva Municipal do PSOL

Porto Alegre, 29 de junho de 2023″


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora