Política
|
1 de março de 2023
|
19:43

Partido expulsa vereador que teve fala xenofóbica em Caxias do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
Vereador Sandro Fantinel durante sessão na Câmara de Vereadores de Caixas do Sul. Foto: Bianca Prezzi
Vereador Sandro Fantinel durante sessão na Câmara de Vereadores de Caixas do Sul. Foto: Bianca Prezzi

Nesta quarta-feira (1º), o Patriota divulgou uma nota comunicando a expulsão do vereador Sandro Fantinel do partido. Em fala na tribuna da Câmara de Caxias do Sul, na terça-feira (28), o parlamentar saiu em defesa das vinícolas que empregavam trabalhadores terceirizados em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves, também na serra gaúcha. Além disso, se referiu ao estado da Bahia como “lá em cima”, aconselhando que empresários não contratassem mais nordestinos. “[…] os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Deixem de lado, que isso sirva de lição. Deixem de lado aquele povo que é acostumado com Carnaval e festa pra vocês não se incomodarem novamente”, disse.

Leia também:
Vereador ataca resgatados em Bento: ‘A única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor’

O diretório nacional do partido reconheceu que o discurso de Fantinel contém “grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante”, e, portanto, a situação tornava “inconciliável” a permanência do parlamentar na sigla.

Também nesta quarta, o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) abriu uma investigação contra o vereador por apologia ao trabalho escravo. Para o procurador do trabalho e vice-coordenador nacional de erradicação do Trabalho Escravo no MPT, Italvar Medina, “a fala minimiza, indevidamente, a extrema gravidade da escravidão contemporânea, busca culpabilizar as próprias vítimas pelos ilícitos sofridos, tem conteúdo preconceituoso e, para piorar, estimula a discriminação nas relações de trabalho, em ofensa à Constituição da República, à legislação e a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora