Política
|
28 de fevereiro de 2023
|
10:56

Pela segunda vez, PT de Porto Alegre decide impugnar filiação de Marcelo Sgarbossa

Por
Sul 21
[email protected]
Sgarbossa assumiu mandato na Câmara no dia 1º de janeiro por ter ficado como segundo suplente nas eleições  de 2020. Foto: Débora Ercolani/CMPA
Sgarbossa assumiu mandato na Câmara no dia 1º de janeiro por ter ficado como segundo suplente nas eleições de 2020. Foto: Débora Ercolani/CMPA

Em reunião realizada nesta segunda-feira (27), a executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre decidiu acatar o pedido de impugnação da filiação de Marcelo Sgarbossa. Dentre os 12 membros da executiva presentes, sete votaram à favor do pedido de impugnação, dois contra e três se abstiveram.

O pedido foi formalizado pelos filiados Adeli Sell e Everton Gimenis, que ficou na quarta suplência e assumiria uma cadeira na Câmara no caso de a Justiça Eleitoral entender que a cadeira pertence ao partido, e não ao suplente.

Agora, o partido tem até quinta-feira (2) para reivindicar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a vaga ocupada por Sgarbossa na Câmara. Enquanto não houver decisão do TRE, o vereador, atualmente sem partido, segue no mandato, o qual tomou posse dia 1º de janeiro.

Procurado pelo Sul21, Sgarbossa disse que aguardará a ata da decisão para se pronunciar.  Ele ainda pode recorrer da decisão à executiva estadual do PT.

A executiva municipal do PT em Porto Alegre já havia acatado o pedido de impugnação da filiação de Sgarbossa no final de janeiro. A decisão, porém, foi anulada dias depois a partir de um requerimento de direito de defesa do vereador já empossado. A reunião desta segunda-feira (27) foi a segunda a analisar o imbróglio.

Com a eleição para a Assembleia Legislativa de Laura Sito e Leonel Radde, eleitos vereadores em 2020, Sgarbossa assumiu este ano uma vaga na Câmara. Segundo suplente nas eleições para a Câmara de Vereadores em 2020, Sgarbossa trocou o PT pelo PV em 2022 e decidiu retornar ao Partido dos Trabalhadores no início deste ano.

A outra cadeira foi assumida pelo terceiro suplente do PT, Engenheiro Comassetto, uma vez que a primeira suplente, Reginete Bispo, abdicou do direito ao assumir vaga na Câmara dos Deputados no lugar de Paulo Pimenta, nomeado ministro da Secretaria de Comunicação Social.

O vereador tem afirmado que a sua ida ao PV foi combinada com o PT para “ajudar a trazer o Partido Verde para a Federação e viabilizar o apoio ao então do pré-candidato Edegar Pretto, ajudando o PT a sair do isolamento que estava em fevereiro de 2022”.

Em rede social, Sgarbossa publicou um vídeo com falas de integrantes do PT, incluindo Edegar Pretto, durante sua cerimônia de filiação ao PV em 2022. Ele considera que sua missão já foi cumprida e explica que decidiu voltar ao PT em respeito os votos de seus eleitores em 2020, que votaram nele como petista e por entender que o mandato é do partido.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora