Política
|
13 de novembro de 2022
|
20:35

Dilma: “Janja tem que ser respeitada. Lugar de mulher é onde ela quiser estar”

Por
Sul 21
[email protected]
Lula e Janja (Foto: Ricardo Stuckert)
Lula e Janja (Foto: Ricardo Stuckert)

A ex-presidenta Dilma Rousseff criticou, neste domingo (13) as declarações da jornalista Eliane Cantanhede a respeito da atuação de Janja, esposa de Lula e futura primeira-dama do Brasil. Em um post publicado no Twitter, Dilma definiu as declarações como “preconceituosas” e “misóginas” e afirmou que “exigir das primeiras-damas que sejam silenciosas é reproduzir o pior da misoginia e do machismo”. Confira a íntegra da publicação de Dilma Rousseff:

“Em defesa das mulheres: um dos fatos mais preconceituosos da semana foi a tentativa da jornalista @ECantanhede de reviver o triste, lamentável e misógino episódio do “bela, recatada e do jornalista que critica uma mulher por “ocupar excesso de espaço, participar de reuniões e dar papites” é preconceituosa. Simone de Beauvoir ensinou que o opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.

A jornalista que critica uma mulher por “ocupar excesso de espaço, participar de reuniões e dar papites” é preconceituosa. Simone de Beauvoir ensinou que o opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.

Exigir das primeiras-damas que sejam silenciosas é reproduzir pior da misoginia e do machismo. Janja tem de ser respeitada. Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Isto vale para jornalista, vale para militante que seja mulher de presidente, vale para cada uma de nós, mulheres”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora