Política
|
11 de outubro de 2021
|
07:01

Painel analisa o caso do fascismo italiano e suas relações

Divulgação
Divulgação

A historiadora e conservadora de acervos Rosa Rosa Gomes é a palestrante convidada para o quarto painel do ciclo de debates sobre fascismo, promovido pelo Círculo Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre.  A professora da Universidade de São Paulo (USP) analisará o caso do fascismo italiano (1919/1945) e suas relações no período histórico. O objetivo da série é analisar o fenômeno do fascismo e seus reflexos na sociedade em diferentes áreas, períodos e países.

Rosa Gomes é mestre em História Econômica, integrante do Grupo de Estudos de História e Economia Política, vinculado ao Laboratório de Economia Política e História Econômica da USP e autora do livro Rosa Luxemburgo: crise e revolução. Recentemente integrou o elenco de professores do ciclo de formação da Fundação Perseu Abramo com o tema ‘Fascismo ontem e hoje – entender para derrotar’.

O diálogo online conta também com a participação do livreiro Bolívar Gomes de Almeida, militante político e cultural histórico do Rio Grande do Sul. Formado em História, com especialização em História Contemporânea, história da América Latina e África, também é professor de Espanhol.

O painel será apresentado pela advogada e presidenta da Associação dos Tradutores Públicos do RS, Cláudia Antonini, coordenadora do ciclo de debates do PD.

A atividade é gratuita e terá transmissão pelas páginas do PD Porto Alegre no youtube (bit.ly/pdPortoAlegre) e facebook (pdPortoAlegre) e pelas radiowebs  dirigidas à comunidade italiana da América Latina bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora