Política
|
8 de agosto de 2021
|
21:16

Painel debate o fascismo no entre guerras e na atualidade

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

O Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre promove, nesta segunda-feira (9), às 19h30min, um painel sobre “O fascismo no período entre guerras e na atualidade”. O debate terá a participação de Fernando Sarti Ferreira, Doutor em História Econômica da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Marshall, doutor em História Social pela USP e pesquisador da Fundação Alexander von Humboldt, Stela Pastore, jornalista especializada em História Contemporânea  e de Claudia Antonini, advogada e presidenta da Associação dos Tradutores Públicos do RS, que coordenará o painel.

O painel é o segundo do ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre. O objetivo é analisar o fenômeno do fascismo em diferentes períodos e países e os paralelos com a atualidade.

Para a coordenadora do ciclo, o compromisso de todos que defendem a democracia é a vigilância às manifestações autoritárias que remetem a tristes períodos recentes da história em várias partes do mundo. “Frente a este momento delicado em vários países e, especialmente no Brasil, onde o próprio presidente desafia os processos eleitorais e tenta instigar a instabilidade democrática, entendemos que todas as instituições devem manifestar-se e promover a defesa dos valores que sustentam o processo civilizatório”, diz Claudia Antonini.

O ciclo oferece um painel mensal sempre na 2ª segunda-feira do mês. Os próximos ocorrem em 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro. A transmissão ao vivo é feita pelas páginas do PD Porto Alegre no youtube (bit.ly/pdPortoAlegre) e facebook (pdPortoAlegre) e pelas radiowebs dirigidas à comunidade italiana da América Latina bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com .


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora