Meio Ambiente
|
30 de setembro de 2023
|
08:46

Prefeitura de Porto Alegre apresenta versão preliminar do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Por
Duda Romagna
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Na tarde desta sexta-feira (28), foi realizada uma audiência pública sobre a revisão do e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS-POA), no Auditório Ana Terra da Câmara Municipal. No encontro, os integrantes do grupo de trabalho, formado por técnicos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), apresentaram uma versão preliminar do plano, com propostas para o manejo dos resíduos.

O PMGIRS é um documento originalmente elaborado em 2013 que prevê ações para cumprir os objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pela Lei Federal nº 12.305 de 2010. Após 10 anos, o plano está sendo revisado e terá vigência até 2033.

“A primeira versão do plano foi elaborada pelos nossos técnicos, em um modelo adotado pelo órgão que envolveu diversas áreas do departamento, com o objetivo de aperfeiçoar e otimizar a execução dos serviços. Agora aprimoramos as técnicas de gestão para termos uma sequência de operações e processos que proporcionará a Porto Alegre a inserção da gestão de resíduos como ação político-estratégica”, disse Paulo Marques, diretor-geral do DMLU.

Geraldo Reichert, engenheiro do DMLU, apresentou a prévia do programa estratégico, que consiste em cinco eixos: geração de resíduos sólidos; coleta e transporte; tratamento e disposição final; qualificação de ambiente urbano; e sistema de gestão e estratégia.

 

Foto: Luiza Castro/Sul21

Entre as ações estão benefícios financeiros para quem separar os resíduos e reforço na educação ambiental e fiscalização. Ainda, o plano prevê a revisão do planejamento de sistemas de coleta e do modelo de Unidades de Triagem (UTs), além da manutenção da limpeza urbana e reavaliação dos recursos financeiros.

 

Maria Caravagio, presidente da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, relatou que a entidade requisitou a participação na elaboração do plano, o que não aconteceu. “Nosso grupo está sempre pronto para ajudar e colaborar com a política pública sobre resíduos em Porto Alegre”, disse. Caravagio apontou que, em seu entendimento, o plano deve se ater mais à questão da educação ambiental. “Se não fizermos um acordo com a sociedade, com cada cidadão, nós não vamos conseguir atingir os objetivos”, finalizou.

Outros presentes criticaram a versão preliminar. “O plano não tem a robustez que se espera da Prefeitura de Porto Alegre”, afirmou Lucimar Siqueira, doutora em Planejamento Urbano e Regional e professora da UFRGS.

Ana Paula Medeiros, representante do Fórum dos Catadores de Porto Alegre, expressou indignação pela escassez de pontos relacionados aos catadores e de políticas públicas dentro das UTs. “A triagem não pode ficar somente baseada na questão de geração de trabalho e renda, tem que ser baseada na educação, ela tem que ser baseada na assistência social, ela tem que ser baseada em várias outras políticas públicas que são necessárias”, disse.

 

Foto: Luiza Castro/Sul21

Ana Paula chamou atenção ainda para a falta de responsabilização de indústrias de embalagens que dificultam a reciclagem e o processo de logística reversa. “As empresas geram embalagens sem potencial de reciclagem que, hoje, dentro das UTs, é uma grande problemática. A gente vive um perfil completamente diferente de resíduos, principalmente plásticos, que acabam no aterro sanitário. Quem fiscaliza, como penaliza e como entra na logística reversa?”, questionou.

Estiveram presentes 60 pessoas na audiência que contou com 15 contribuições verbais, que serão enviadas por escritos. O grupo de trabalho deve avaliar as sugestões e, dentro de 30 dias, apresentar um relatório.

Confira o documento preliminar:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora