Geral
|
4 de maio de 2024
|
19:43

Prefeitura da Capital abre sete novos abrigos para atingidos pela cheia

Por
Sul 21
[email protected]
Guarda Municipal efetua resgate de moradores no centro de Porto Alegre. Fotos: Julio Ferreira/ PMPA
Guarda Municipal efetua resgate de moradores no centro de Porto Alegre. Fotos: Julio Ferreira/ PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, com auxílio de parceiros, trabalha para abrir novas vagas em abrigos provisórios e atender as pessoas atingidas pela enchente. O número de locais em operação passou de oito, pela manhã, para 15, no início da noite deste sábado (4).

Leia mais:
Só 3 deputadas gaúchas enviaram verba para prevenção de desastres
Cratera se abre na Avenida Castelo Branco no sentido Interior – Capital
Prefeitura de Porto Alegre pede que a população racione água
Governador alerta para cheia sem precedentes do Guaíba: ‘esqueçam o que vocês já viram, vai ser pior’
Porto Alegre: Nível do Guaíba atinge 4,77 m e bate recorde de 1941
Águas invadem ruas do Centro Histórico e Rodoviária. Pontes sobre o Guaíba estão interditadas
Defesa Civil solicita doações de colchões, cobertores e roupas de cama e banho

Durante a tarde, o prefeito Sebastião Melo visitou o centro de referência para abrigagem no Teatro Renascença e os locais provisórios no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e o Ginásio da Brigada Militar (BM), onde 852 das 3,1 mil pessoas estão abrigadas.

A régua instalada no Cais Mauá indicava, às 17h, que o nível do Lago Guaíba estava em 5,19 metros – mais de 40 centímetros acima da registrada em 1941, quando aconteceu a então maior enchente da Capital.

Neste sábado, a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) disponibilizou barcos à Guarda Municipal para que a corporação retomasse os patrulhamentos preventivos no Centro Histórico. O objetivo é evitar furtos e roubos, em especial aos estabelecimentos comerciais fechados pelo alagamento.

A mobilização visa, também, a proteção dos prédios públicos localizados no bairro. As rondas da Guarda Municipal acontecem de forma integrada com as demais forças de segurança – como Brigada Militar e Polícia Civil. Os agentes da corporação atuam, ainda, no resgate aos moradores da área.

Os hospitais também enfrentam dificuldades em razão das enchentes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Defesa Civil Municipal providenciaram transporte de oxigênio via helicóptero, neste sábado, para os hospitais Vila Nova e Restinga. São Lucas e Criança Conceição também demandaram o insumo.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que motoristas vindos de Alvorada ou Viamão devem acessar a Freeway por meio da RS-118 – acessando a rodovia pela Baltazar de Oliveira Garcia ou pela Bento Gonçalves. Quem chega de Canoas precisa, antes, passar por Gravataí – onde também há acesso à RS-118.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora