Geral
|
20 de março de 2024
|
17:55

Temporal antecede queda nas temperaturas no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Porto Alegre em tempestade de 2022. Foto: Joana Berwanger/Sul21
Porto Alegre em tempestade de 2022. Foto: Joana Berwanger/Sul21

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a aproximação de uma frente fria na Região Sul do Brasil a partir da noite desta quarta-feira (20). Este sistema irá potencializar a chuva, especialmente no Rio Grande do Sul. Há condições para acumulados de chuva significativos, que podem oscilar entre 80 e 100 milímetros em áreas do sul do estado. Entre a noite de hoje e a manhã desta quinta-feira (21), há possibilidade de alguns temporais, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h no RS.

Nas redes sociais, a CEEE Equatorial alertou para uma provável queda de luz no Rio Grande do Sul durante a quinta-feira.

A previsão indica também que, no decorrer da quinta-feira, as temperaturas máximas entrarão em declínio na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Essa situação ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.

No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira (22) começa gelada devido ao avanço de uma massa de ar frio. As temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha. No sábado (23), as temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense. Não se descarta, inclusive, o primeiro episódio de geada (fraca) do outono nestas áreas.

No fim de semana as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País. Para os próximos dias, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, pois, nesta época de transição entre o verão e o outono, podem ocorrer mudanças significativas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora