Geral
|
12 de janeiro de 2024
|
12:57

Vanessa Gomes é a segunda conselheira eleita para o órgão que debate o Plano Diretor da Capital

Por
Sul 21
[email protected]
As duas primeiras eleições para o conselho que debate o Plano Diretor mostraram grande presença de público. Foto: Pedro Piegas / PMPA
As duas primeiras eleições para o conselho que debate o Plano Diretor mostraram grande presença de público. Foto: Pedro Piegas / PMPA

Com um número de eleitores cinco vezes maior do que na última eleição, em 2018, a representante da chapa 2, Vanessa Gomes, foi eleita nesta quinta-feira (11) a representante da Região de Planejamento 2 (parte da região Norte, 4º Distrito e Ilhas) no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). O órgão tem a importante função de decidir os rumos do novo Plano Diretor de Porto Alegre.

Vanessa recebeu 560 votos, totalizando 68,13% do total. Graduada em processos gerenciais, ela exerce voluntariado para o desenvolvimento de crianças e atuou como funcionária na Escola de Educação Infantil da Amorpam. As suplentes eleitas são Fabiana Lafortuna Macedo e Gabriela Santos dos Santos. A população também elegeu 49 delegados que compõem os Fóruns Regionais de Planejamento.

Participaram do processo eleitoral 832 pessoas, bem mais do que os 148 eleitores que votaram na região em 2018.

Puderam participar do pleito pessoas com mais de 16 anos que moram ou trabalham nos bairros Anchieta, Arquipélago, Boa Vista, Cristo Redentor, Farrapos, Higienópolis, Humaitá, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi e Vila Ipiranga.

Após a eleição tumultuada na última terça-feira (9), quando eleitores da Região de Planejamento 1 chegaram a ficar mais de quatro horas na fila na Câmara de Vereadores, a prefeitura procurou melhorar a organização da votação, disponibilizando 16 pontos de cadastro e 24 computadores.

Pela primeira vez, o pleito para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) ocorre com um sistema próprio de votação – desenvolvido pela Procempa – e auditoria externa. O objetivo, diz a prefeitura, é dar mais transparência, lisura e segurança ao pleito. O voto é secreto e não obrigatório.

Devido a um acordo entre os representantes das três chapas concorrentes, foi possível iniciar a votação às 17h, ao contrário das 18h na eleição de terça-feira.

“Estamos em pleno processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre e é muito positivo que a população participe das decisões sobre a cidade que queremos viver no futuro. O conselho municipal é o elo entre o cidadão e o poder público na definição das políticas de planejamento urbano da Capital”, avaliou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

 

As eleições do CMDUA são realizadas às terças e quintas-feiras, entre 9 e 30 de janeiro, e em 6 de fevereiro. São eleitos um conselheiro titular, dois suplentes e delegados em cada uma das regiões de planejamento. Também serão escolhidos nove representantes de entidades.

A próxima votação é na terça-feira (16), na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Vida Centro Humanístico, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132, para moradores ou trabalhadores da Região de Planejamento 3, que reúne os bairros Costa e Silva, Jardim Leopoldina, Jardim Itu, Jardim Sabará, Morro Santana, Passo das Pedras, Parque Santa Fé, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima e Sarandi.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora