Geral
|
10 de janeiro de 2024
|
11:59

Advogado Felisberto Seabra Luisi vence eleição para CMDUA na região Centro

Por
Luciano Velleda
[email protected]
Prevista para terminar às 20h, eleição durou até depois da meia-noite. Fotos: Julio Ferreira / PMPA
Prevista para terminar às 20h, eleição durou até depois da meia-noite. Fotos: Julio Ferreira / PMPA

Era por volta de uma hora da madrugada desta quarta–feira (10) quando saiu o resultado da eleição para Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) na região central da Capital, com a vitória do advogado especialista em regularização fundiária, Felisberto Seabra Luisi, reeleito com 941 votos, o que representou 59,67% do total de 1.577 eleitores.

Leia mais: 
Região central inicia eleições para o Conselho do Plano Diretor e pelo ‘futuro de Porto Alegre’

A Região de Planejamento 1 abrange os bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana. Puderam participar moradores com mais de 16 anos, que residem ou trabalham nos bairros.

Outras sete regiões da cidade elegerão seus representantes no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) nas próximas semanas. Responsável por decidir sobre o Plano Diretor da Capital, a primeira etapa da eleição evidenciou o elevado grau de disputa política sobre os rumos do planejamento urbanístico de Porto Alegre. Reeleito para o cargo, Felisberto Seabra representa a oposição ao projeto de expansão imobiliária desenvolvido pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). Por sua vez, o candidato derrotado, Kleber Olivan Ribeiro, era considerado o representante dos interesses da construção civil na Capital.

A eleição desta quarta-feira, realizada na Câmara da Capital, foi marcada por muitas reclamações dos eleitores com a organização do pleito. Embora o horário de votação oficial fosse das 17h às 20h, a eleição só começou efetivamente às 18h e se estendeu até depois da meia-noite. Longas filas, calor por falta de ar-condicionado, aglomeração de pessoas em corredores estreitos e denúncias de transporte ilegal de eleitores por empresas da construção civil compuseram o retrato da eleição.

“Não se preparam pra tanta gente, foi mal organizado”, avaliou Marivane Anhanha Rogerio, vice-presidente da Associação Comunitária do Centro Histórico e conselheira do Orçamento Participativo, criticando a situação enfrentada pelos eleitores, incluindo pessoas idosas e cadeirantes.

Para ela, foi um erro o período das 17h às 18h ter sido usado numa plenária das chapas, fazendo com que se perdesse uma hora de votação. Marivane conta ter visto muita gente passando mal e desistindo de votar.

O tratamento dispensado aos idosos também chamou a atenção de Zé Paulo Giacomoni. Apesar das dificuldades, ele enalteceu a participação popular na eleição do conselho que debate o Plano Diretor da Capital. 

“Está sendo maravilhoso identificar a cidadania porto alegrenses voltando a se manifestar, isso é muito importante no momento em que a democracia se fortalece e nossa cidade volta pulsar a participação da sociedade. Acredito que as regras serão revistas, tanto os prazos, as formas de inscrição e as de votação serão ajustados. Observei filas priorizando as pessoas com mais de 60 anos, mesmo sem indicação apropriada, houve um momento em que alguém citou que idosos seriam os mais de 65 anos, o que foi imediatamente contestado. Ressaltamos que em nosso País temos que garantir que a idade a ser priorizada é aos 60 anos em diante e não rasgarmos o Estatuto das Pessoas Idosas no Brasil”, afirmou.

Por sua vez, Marcelo Farias não esteve entre os eleitores que chegaram a esperar quatro horas para votar, ainda assim avalia ter havido falta de organização na primeira etapa da eleição para o CMDUA.  “O local não está preparado para o volume de pessoas que compareceu. Faltou informação, todos ficavam se perguntando das regras. Tinha muita falta de informação em relação a eleição dos delegados, tudo muito confuso, não se sabia como iriam aparecer o delegados na tela de votação. Também estava muito quente, o local era completamente inadequado”, afirmou, ressaltando os vídeos feitos de pessoas com crachá e camiseta de construtoras descendo de micro-ônibus.

Com compromisso de começar a trabalhar no começo da noite, Farias chegou cedo e foi direto ao local de votação, sem parar para acompanhar a plenária das chapas. Acabou não passando tanto “perrengue” quanto os eleitores que chegaram depois e formaram longas filas atrás de si.

Apesar das muitas reclamações sobre a organização da eleição, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, destacou a importância do processo eleitoral para a retomada das reuniões do conselho e para a finalização da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.

“Estamos trabalhando com transparência para garantir um processo eleitoral seguro para termos o novo Conselho formado até março. Esse novo colegiado será muito importante para finalização dos trabalhos de revisão do Plano Diretor da nossa cidade”, afirma Bremm.

O conselheiro titular da Região de Planejamento 1 reeleito, Felisberto Seabra Luisi, foi conselheiro do Orçamento Participativo de 1991 a 2023 e da Região de Planejamento 1 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) de 2018 a 2023 e vice-presidente do Conselho Municipal de Acesso à Terra e Habitação (COMATHAB) de 1998 a 2000. Os suplentes são Manuela Dalla Rosa e Paulo Gilberto de Moraes Guarnieri.

Também foram eleitos 84 delegados que compõem os Fóruns Regionais de Planejamento. Destes, 10 integram o Coletivo Preserva Redenção, grupo que manteve intensa articulação para o pleito: Amanda Cardoso, Ana Maria Dalla Zen, Bruna Bergamaschi Tavares, Claudete Aires Simas, Jarbas Clemente da Silva Araújo, Loise Pereira Smaniotto, Paulo Renato Menezes, Simone Portela da Azambuja, Tamaris Pivatto e Elaine Romero Airias.

As eleições do CMDUA são realizadas às terças e quintas-feiras, entre 9 e 30 de janeiro, e em 6 de fevereiro. São eleitos um conselheiro titular, dois suplentes e delegados em cada uma das regiões de planejamento. Também serão escolhidos nove representantes de entidades.

A próxima votação acontece nesta quinta-feira (11), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice (Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 1, Humaitá), das 18h às 20h.

Podem votar moradores ou trabalhadores da Região de Planejamento 2, que reúne os bairros Anchieta, Arquipélago, Boa Vista, Cristo Redentor, Farrapos, Higienópolis, Humaitá, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi e Vila Ipiranga.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora