Geral
|
22 de janeiro de 2024
|
17:41

Ministério do Trabalho inicia operação de fiscalização da safra da uva na Serra Gaúcha

Por
Luís Gomes
[email protected]
Em fevereiro de 2023, mais de 200 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão atuando na colheita da uva em Bento Gonçalves. Foto: Divulgação/PRF
Em fevereiro de 2023, mais de 200 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão atuando na colheita da uva em Bento Gonçalves. Foto: Divulgação/PRF

A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou na manhã desta segunda-feira (22) a Operação “In Vino Veritas”, que irá apurar a situação dos contratos de trabalho e as condições de saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos na safra da uva e produção de vinho na Serra Gaúcha.

Leia mais: 
Trabalho escravo em Bento: ‘Eles esperavam que eu ficasse vigiando e entregasse nomes’

A operação irá se estender até o final da safra e terá como objetivo inspecionar vinícolas da região e produtores rurais que empregam mão de obra temporária durante o período. Os auditores-fiscais do Ministério irão analisar questões como a existência de registro dos empregados, a utilização de equipamentos de segurança, as condições de segurança, conforto e higiene dos refeitórios e alojamentos.

De acordo com o MTE, esta será a maior operação de fiscalização sobre o setor, contando com a participação de procuradores do Ministério Público do Trabalho e agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Ao final dos trabalhos, será apresentado um relatório com informações sobre o número de estabelecimentos fiscalizados e os resultados alcançados.

Uma operação conjunta das entidades realizada durante a colheita da uva de 2023 resultou no resgate de trabalhadores em condições análogas a de escravidão que trabalhavam para empresas que terceirizavam mão de obra para grandes vinícolas do Estado.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora