Geral
|
12 de janeiro de 2024
|
12:05

Após pressão da sociedade, Prefeitura anuncia reforma das pracinhas no Parque da Redenção

Por
Sul 21
[email protected]
Articula da sociedade civil em defesa do Parque da Redenção tem crescido nos últimos anos. Foto: Joana Berwanger/Sul21
Articula da sociedade civil em defesa do Parque da Redenção tem crescido nos últimos anos. Foto: Joana Berwanger/Sul21

A prefeitura de Porto Alegre anunciou que a partir da próxima segunda-feira (15), os três playgrounds do Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, serão revitalizados. O governo municipal informa que, nesta sexta-feira (12), alguns equipamentos em risco das pracinhas serão removidos e a primeira que receberá os novos brinquedos será o espaço próximo à avenida José Bonifácio.

A previsão da prefeitura é que os três playgrounds fiquem prontos em 45 dias, se as condições climáticas forem favoráveis. O investimento previsto será de R$ 100 mil.

A reforma das pracinhas da Redenção neste começo de 2024 pode ser a resposta do governo diante da forte pressão do Coletivo Preserva Redenção, grupo que reúne diversas entidades e membros da sociedade civil e que encaminhou, no final do ano passado, uma carta ao secretário de Meio Ambiente Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, cobrando melhorias e preservação da fauna, flora e do patrimônio no Parque da Redenção.

Na carta, o coletivo afirmou que a manutenção do parque na atual gestão “não condiz com as necessidades crescentes e as obrigações inerentes” da Smamus. O documento listou oito áreas que merecem atenção da prefeitura, sendo uma delas justamente a  manutenção das praças infantis, denunciando brinquedos e parte da estrutura quebrada na pracinha próxima à Rua Vieira de Castro, com risco de acidente para os usuários, especialmente para as crianças – é a primeira pracinha que a prefeitura anuncia que receberá nos novos brinquedos.

Além da manutenção das praças infantis, o Coletivo Preserva Redenção também apontou outro problemas, como a falta de água nos bebedouros, a necessidade de recuperação das fontes e chafarizes, manutenção de monumentos, cuidados com fauna e flora, incluindo ação para evitar as mortes de gambás, dúvidas com relação a realização de feiras e eventos dentro do parque, assim como a presença de carros, que podem colocar em risco usuários e fauna.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora