Geral
|
7 de dezembro de 2023
|
08:10

Ato no Trensurb marca Dia Nacional de Mobilização pelo fim da violência contra a mulher

Por
Sul 21
[email protected]
"Cartão Vermelho", uma das peças da campanha do Dia Nacional de Mobilização (Foto: Divulgação)

A Estação Mercado Público do Trensurb foi palco de um ato de conscientização, na manhã de quarta-feira (6), para enfrentar a violência de gênero, reunindo integrantes do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar, Polícia Civil, Núcleo de Apoio à Diversidade da Trensurb e movimentos sociais, além da participação interativa do grupo Cantadores do Povo.

A primeira ação do dia envolveu a distribuição do ‘Cartão Vermelho’, símbolo adotado pela Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma iniciativa criada em 2011 na Assembleia Legislativa, com o objetivo de promover a reflexão e dar um basta à cultura machista e à violência contra a mulher.

O deputado estadual Adão Pretto (PT) destacou que o Rio Grande do Sul é, infelizmente, um Estado com uma forte cultura machista, mas há iniciativas que estão tentando mudar essa mentalidade, contando com a simpatia dos homens para essa luta.

O delegado Gabriel Lourenço ressaltou que o Dia Nacional de Mobilização é um momento praticado simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público.

No projeto Estabelecimento Parceiro, iniciado em Alvorada, várias barbearias, salões de beleza e lojas do setor receberam o certificado da campanha, em parceria com o SINCA/RS.

Na Assembleia gaúcha, Adão Pretto aproveitou a sessão plenária para fazer um pronunciamento sobre o Dia Nacional de Mobilização, lembrando que o movimento surgiu após o massacre que resultou na morte de 14 mulheres no Canadá.

Encerrando as atividades do primeiro dia, o destino foi Canoas, onde um grupo coordenado por Adão Pretto, com a participação dos Cantadores do Povo, promoveu a entrega do Cartão Vermelho no Calçadão do Centro para homens e mulheres, anunciando uma programação extensa nos próximos dias em defesa das mulheres.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora