Geral
|
19 de dezembro de 2023
|
17:02

Ação no MP pede providências para a falta de água em Porto Alegre

Por
Duda Romagna
[email protected]
Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Luciano Lanes/PMPA

Parlamentares da bancada do PT na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, além de entidades da sociedade civil, ingressaram, nesta terça-feira (19), com um pedido de ação contra a Prefeitura e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) pelo frequente desabastecimento de água registrado nos últimos dias. Na ação, são cobradas medidas emergenciais para a normalização do serviço.

Encaminhada para o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a ação pede que sejam instalados geradores elétricos nos equipamentos de captação, bombeamento e distribuição de água, além da criação de um programa de instalação de caixas de água para famílias inscritas em programas sociais. O grupo ainda pede a isenção das faturas do serviço de água para as famílias impactadas pelo desabastecimento, além da elaboração de um plano de metas visando assegurar o fornecimento contínuo de água nas áreas de Porto Alegre afetadas pela escassez.

Assinam o documento os vereadores Aldacir Oliboni, Adeli Sell, Engenheiro Comassetto e Jonas Reis; os deputados estaduais Adão Pretto, Laura Sito, Leonel Radde e Sofia Cavedon; e as deputadas federais Maria do Rosário e Reginete Bispo. As organizações que também assinam são de comunidades do Morro da Cruz, da Vila Santa Helena, do Loteamento Santa Paula, da Lomba do Pinheiro e da Vila Panorama. Além disso, representações de escolas, cooperativas e cozinhas comunitárias assinaram a ação.

Leia também: Bairros da Capital enfrentam falta de luz e água em meio a forte onda de calor

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entre a última sexta-feira (15) e domingo (17), o consumo elevado e a instabilidade no fornecimento de energia elétrica impactaram no abastecimento de água. Na sexta-feira, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável por atender os bairros da zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas. Após o retorno da luz, equipamentos foram danificados devido à oscilação de tensão na rede elétrica.

Na sexta-feira, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável por atender os bairros da zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas. Após o retorno da luz, equipamentos foram danificados devido à oscilação de tensão na rede elétrica.

Para tentar minimizar a situação, a Prefeitura enviou diversos caminhões-pipas que, nas últimas 72 horas, distribuíram cerca de 503 mil de litros de água nos bairros Lomba do Pinheiro, São José, Coronel Aparício Borges e Restinga.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora