Geral
|
26 de novembro de 2023
|
13:34

A pedido do Ministério Público, Justiça suspende de leilão do antigo prédio da Smov

Por
Sul 21
[email protected]
Antiga sede da Smov na Av. Borges de Medeiros, 2244. Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Antiga sede da Smov na Av. Borges de Medeiros, 2244. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Neste domingo (26), a juíza Juliana Neves Capiotti, da 6ª Vara da Fazenda Pública, determinou a suspensão do leilão do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), marcado para acontecer na segunda (27). A decisão é uma resposta a um pedido do Ministério Público Estadual que solicita uma verificação de valor cultural do edifício localizado na Avenida Borges de Medeiros.

O lance mínimo do leilão era de R$ 48,1 milhões. Inaugurado em 1970, o prédio teve projeto assinado pelos arquitetos Moacyr Moojen Marques, João José Vallandro e Léo Ferreira da Silva. Simbolicamente, na sexta (24), o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro do Rio Grande do Sul realizou um abraço coletivo em torno no prédio.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) entrou na Justiça, na última terça-feira (21), com uma Ação Civil Pública (ACP) que visa “proteger e resguardar um exemplar da arquitetura modernista na capital gaúcha”, na 9ª Vara Federal de Porto Alegre. “É lamentável havermos chegado ao ponto de precisarmos desse ato extremo de buscar na justiça a proteção do bem histórico. Apesar do alinhamento de muitas instituições técnicas da área, faltou sensibilidade e responsabilidade dos gestores para atender a essa importante demanda da sociedade de Porto Alegre”, afirmou Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora