Geral
|
19 de outubro de 2023
|
16:45

Após prazo ser estendido, governo estadual adere a projeto de capacitação do Ministério da Justiça

Por
Sul 21
[email protected]
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania cria parcerias entre a União e os Estados. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania cria parcerias entre a União e os Estados. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Depois de perder o prazo de inscrição no Projeto Bolsa-Formação, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a capacitação de agentes de segurança de todo do País, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) encaminhou, nesta quarta-feira (18), ofício manifestando interesse do Rio Grande do Sul em aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). 

Leia mais:
Policiais civis cobram governo estadual por não aderir a projeto de capacitação da União

O prazo inicial havia terminado na última segunda-feira (16) e foi adiado para esta quinta (19) após pedidos feitos pelo governo estadual e pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm). 

O projeto vai disponibilizar em torno de 100 mil bolsas de capacitação, no valor de R$ 900 mensais. Anteriormente, o governo de Eduardo Leite (PSDB) chegou a assinar o Termo de Adesão ao Pronasci 2, o que possibilitou com que o RS recebesse do governo federal novas viaturas, drones e equipamentos para aparelhar as polícias gaúchas. O termo prevê cooperação entre a União e os Estados na implementação do Pronasci 2, com recursos de fundos nacionais. O prazo de vigência é de cinco anos, prorrogáveis mediante termo aditivo. 

Porém, o governo estadual não havia aderido ao Projeto Bolsa-Formação, o que causou críticas da Ugeirm. 

“Com a manifestação de interesse do Estado em aderir ao programa, a SSP reitera o compromisso de atuar pelo fortalecimento da segurança dos gaúchos em parceria com a União”, diz, em nota, o governo gaúcho. Na semana passada, o RS já havia aderido à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal (PF) para ampliar o combate ao crime organizado em solo gaúcho.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora