Geral
|
13 de setembro de 2023
|
19:23

Nove pessoas continuam desaparecidas no Vale do Taquari após enchente que devastou a região

Por
Sul 21
[email protected]
A enchente de setembro deixou um rastro de destruição no Vale do Taquari. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
A enchente de setembro deixou um rastro de destruição no Vale do Taquari. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 18h desta quarta-feira (13), confirma que nove pessoas seguem desaparecidas no Rio Grande do Sul devido a grande enchente que inundou diversas cidades na região do Vale do Taquari semana passada. São quatro pessoas desaparecidas em Muçum, duas em Lajeado, uma em Roca Sales, em Arroio do Meio e uma também em Encantado.

O número de mortos permanece o mesmo desde o final de semana: 47 pessoas. Ao todo, as vítimas fatais são dos municípios de Muçum (16), Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (5), Lajeado (3), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Colinas (2), Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza e Bom Retiro do Sul (uma pessoa em cada cidade).

O boletim da Defesa Civil informa ainda que, ao total, 348 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes em 100 municípios. Desse total, 3.130 foram resgatadas, 4.892 ficaram desabrigadas ( sendo que 2.318 seguem desabrigadas), 20.959 foram desalojadas e 940 ficaram feridas.

 

Drones estão sendo utilizados para agilizar e potencializar a eficácia das ações de busca. Foto: Grupo de Apoio a Desastres (Gade)/Divulgação

A população de todo o Estado pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, que servem também como prevenção. Para isso, basta enviar, por SMS, o CEP da localidade para o número 40199. Em seguida, chegará a confirmação do cadastro e, a partir daí, os avisos da Defesa Civil passarão a ser recebidos.

Também é possível realizar o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens.

Quaisquer atualizações sobre as previsões serão comunicadas pela Defesa Civil do Estado, juntamente à Sala de Situação, no site do órgão e em suas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora