Geral
|
14 de setembro de 2023
|
16:12

Câmara aprova lei que autoriza transformar escritórios em apartamentos no Centro Histórico

Por
Sul 21
[email protected]
Intenção do projeto é atrair novos moradores para a região do Centro Histórico. Foto: Ederson Nunes/CMPA
Intenção do projeto é atrair novos moradores para a região do Centro Histórico. Foto: Ederson Nunes/CMPA

A Câmara de Porto Alegre aprovou, nessa quarta-feira (13), o projeto de lei que permite a transformação de salas comerciais inferiores a 60 metros quadrados em apartamentos residenciais no Centro Histórico. 

Conforme o projeto, para fins de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbana (IPTU), os apartamentos residenciais decorrentes da transformação de que trata a proposta serão enquadrados como economia residencial mista. A transformação deverá obedecer ao Código Civil e à Lei Complementar nº 937/2022, que instituiu o Polo do Centro Histórico.

“Fomentar o investimento e possibilitar a oferta de mais moradias no estilo JK, loft, flat, kitnet ou mesmo os contemporâneos studios, possibilitará um incremento junto à revitalização do Centro Histórico, dado que, conforme o Sindicato da Construção Civil, esse estilo de imóvel foi o líder de vendas no ano de 2022 em Porto Alegre, chegando a 30% dos imóveis novos negociados no período. Como a região apresenta um número significativo de prédios comerciais desocupados, os números apontam o grande potencial de investimento que a proposta traz”, explica o vereador Cláudio Janta (SD), autor da proposta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora