Geral
|
6 de julho de 2023
|
09:52

Deputada questiona medidas sobre novo ciclone que pode atingir RS neste fim de semana

Por
Sul 21
[email protected]
Área atingida por ciclone no RS, em junho de 2023. Foto: Joel Vargas / GVG
Área atingida por ciclone no RS, em junho de 2023. Foto: Joel Vargas / GVG

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou, nesta quinta-feira (6), um ofício ao governador Eduardo Leite (PSDB), questionando quais serão as medidas de prevenção adotadas pelo Estado para o novo ciclone que se aproxima, que poderá provocar rajadas de vento de até 85km/h e fortes chuvas neste final de semana. O volume deve ficar entre 100mm e 150mm.

A deputada perguntou quais medidas estão sendo tomadas para preparar os municípios diante da possibilidade de um novo ciclone e quais as recomendações estão sendo dadas. Em Porto Alegre, o vereador Roberto Robaina, também do PSOL, enviou pedido de informações à Prefeitura questionando quais as medidas preventivas adotadas por parte do Executivo.

Há menos de um mês, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone extratropical, que deixou 15,5 mil pessoas desalojadas. Em diversos pontos do Estado ainda há pessoas desabrigadas. Além disso, dentre as consequências, houve 16 mortes e diversos desaparecidos.

O RS conta com, pelo menos, 59 municípios com risco alto ou muito alto de inundações, enxurradas e alagamentos. “Muitas destas cidades ainda estão se recuperando do último ciclone, passando por um processo de reconstrução e com famílias que sequer puderam retornar para as suas casas. Precisamos que medidas sejam tomadas para que esse novo episódio não agrave ainda mais essas situações”, avalia Luciana Genro.

Apesar da Defesa Civil ainda não ter emitido um alerta, este ciclone pode causar uma nova onda de gaúchos desabrigados e/ou em situação de risco, assim como novos danos e prejuízos aos municípios. A deputada Luciana Genro sugeriu que, nas cidades que podem ser mais afetadas, as aulas e o expediente sejam suspensos e sejam disponibilizados ginásios e espaços similares para abrigar famílias desalojadas ou que vivem em áreas de risco.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora