Geral
|
8 de maio de 2023
|
14:30

Trensurb: Metroviários decidem manter greve até meia-noite desta segunda (8)

Por
Sul 21
[email protected]
Metroviários decidiram manter greve até o final do dia | Foto: Divulgação
Metroviários decidiram manter greve até o final do dia | Foto: Divulgação

Em assembleia do Sindicato dos Metroviários realizada no início da tarde desta segunda-feira (8), trabalhadores da Trensurb decidiram manter a paralisação iniciada durante a madrugada até o final do dia.

A categoria aprovou o estado de greve em assembleia realizada no dia 28 de abril e, neste domingo (7), confirmou a convocação da paralisação para esta segunda.

Durante a madrugada, os metroviários organizaram um piquete na entrada da empresa para conversar com aqueles que foram ao trabalho nesta segunda.

De acordo com o sindicato, a adesão dos trabalhadores à paralisação foi de 90% no setor das estações, 70% na operação de trens e 100% do setor da segurança.

O piquete foi encerrado no final da manhã e, em assembleia realizada no início da tarde, a categoria decidiu manter a paralisação de 24 horas, com a retomada normal da operação na terça-feira (8). Contudo, a categoria permanece em estado de greve e uma nova paralisação foi convocada para o dia 23 de maio.

Segundo a Trensurb, os trens estão operando, mas com intervalos mais espaçados, de 20 em 20 minutos. Em geral, nos horários de pico, os trens chegam a operar com intervalos de até 7 minutos.

A principal pauta da categoria é a defesa da retirada da Trensurb do Plano Nacional de Desestatização. Os metroviários também alegam que a empresa está descumprindo o acordo coletivo dos trabalhadores. Desde abril, a empresa retirou o adicional de risco de vida do setor da segurança, medida que o sindicato considera “arbitrária e antidemocrática”.

Em nota divulgada na manhã desta segunda, a Executiva Estadual do PT no Rio Grande do Sul manifestou apoio aos trabalhadores e informou que as bancadas da Federação Brasil da Esperança na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional estão unificadas na defesa da retirada da Trensurb do Plano Nacional de Desestatização.

“O PT entende que a concessão da empresa trará implicações catastróficas ao já combalido sistema de transporte público da Grande Porto Alegre”, diz a nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora