Geral
|
28 de março de 2023
|
19:15

Ministério Público do RS denuncia por racismo vereador que atacou trabalhadores baianos

Por
Sul 21
[email protected]
Vereador Sandro Fantinel durante sessão na Câmara de Vereadores de Caixas do Sul Foto: Bianca Prezzi
Vereador Sandro Fantinel durante sessão na Câmara de Vereadores de Caixas do Sul Foto: Bianca Prezzi

Nesta terça-feira (28), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou o vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (atualmente sem partido) por racismo. No dia 28 de fevereiro, Fantinel proferiu discurso racista e xenofóbico contra trabalhadores baianos resgatados de condições análogas à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves, também na Serra Gaúcha. O MPRS também pediu a perda do cargo e da função pública do vereador, além da cobrança de uma indenização para reparar danos morais coletivos.

Leia também:
Vereador ataca resgatados em Bento: ‘A única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor’

Para a promotora de Justiça Vanessa da Silva, que ajuizou a denúncia, o parlamentar utilizou a tribuna para praticar, induzir e incitar a discriminação e o preconceito contra baianos e nordestinos, “aduzindo que não seriam limpos, trabalhadores e corretos”. “O vereador também discriminou as culturas baiana e nordestina ao fazer referências pejorativas ao uso de instrumentos musicais, em especial, ao tambor”, disse a promotora.

Na denúncia, está transcrito o seguinte trecho do discurso de Fantinel:

“Gente, eu só vou dar um conselho. Agricultores, produtores, empresas agrícolas que estão nesse momento me acompanhando. Eu vou dar um conselho pra vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos, porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão (…). Em nenhum lugar do Estado, na agricultura, teve um problema com argentinos ou com grupo de argentinos. Agora, com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema. Então eu quero dizer, deixem de lado, deixem de lado. Que isso sirva de lição. Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa pra vocês não se incomodarem.”

No dia 2 de março, a Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou a abertura de uma Comissão Processante para analisar a possibilidade de cassação do vereador Sandro Fantinel por quatro denúncias de quebra de decoro parlamentar.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora